O que é a LBI e como ela muda a vida das pessoas

Conheça a Lei Brasileira da Inclusão, celebrada em 6 de julho

Foto: iStock

Estatuto

Também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, a LBI foi promulgada em 2015 para garantir o exercício de direitos e liberdades das pessoas com deficiência.

Foto: iStock

Significado

Ela muda a conceituação de deficiência: deixa de ser uma condição estática e biológica e passa a ser entendida como o resultado da interação das barreiras impostas pelo meio com as limitações de natureza física, mental, intelectual e sensorial da pessoa.

Foto: iStock

Mudanças

A LBI teve um “efeito cascata”, levando a alterações em outras leis e normas como o Código Eleitoral, Código de Defesa do Consumidor, Estatuto das Cidades, Código Civil e CLT.

Foto: iStock

Inclusão

Havia um dispositivo do Código Civil Brasileiro que considerava pessoas com deficiência absolutamente incapazes. Ele foi revogado pela Lei.

Foto: iStock

Na escola

A LBI garante às pessoas com deficiência acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e estabelece que é dever do Estado instituir projeto pedagógico inclusivo. Isso também vale para instituições de ensino privadas.

Foto: iStock

Benefício

Está na lei também o benefício assistencial de prestação continuada para a pessoa com deficiência moderada ou grave, mesmo que ela ingresse no mercado formal de trabalho.

Foto: iStock

Crime

Já no direito penal, a LBI institui a criminalização da discriminação contra pessoas com deficiência, que pode levar a pena de 6 meses a 3 anos de reclusão, e multa.

Foto: iStock

Atendimento Prioritário

A LBI oficializou ainda o atendimento prioritário, além de uma série de regulamentações para o acesso à cultura, esporte, turismo e lazer.

Foto: iStock

Terra Nós

Conteúdo de diversidade, feito por gente diversa.

Foto: iStock