O caminho da revolução Trans no SPFW

Como evento de moda se tornou um dos maiores palanques da luta da comunidade transgênero

Foto: Divulgação WAY Model

Pioneira

Em 2011, Lea T foi a primeira modelo trans a participar do SPFW, a convite do estilista Alexandre Herchcovitch. Ela havia despontado nas semanas de moda internacional e era o rosto da marca francesa Givenchy.

Foto: AG News

Apenas modelos trans

Já em 2016, o estilista mineiro Ronaldo Fraga levou para passarela um casting composto 100% por mulheres trans e travestis, incluindo a modelo e atriz Glamour Garcia, a Britney da novela "A Dona do Pedaço".

Foto: Reprodução Instagram

Sensação

5 anos depois da estreia de Lea T, o marido de Alexandre, Fábio Herchcovitch, diretor criativo da marca "À La Garçonne" convidou a modelo sensação Valentina Sampaio, a primeira trans a desfilar para Victoria's Secret e estampar capa das publicações "Sport Illustrated" e "Vogue França".

Foto: Ag News

Modelo transmasculino

Em 2019, pisou na passarela o primeiro homem trans, o modelo Sam Porto, no desfile da marca Cavaleira. Ele desfilou sem camisa, mostrando a cicatriz da mastectomia.

Foto: Elas no Tapete Vermelho

Estreia

Em 2020, foi a vez de Isaac Silva estrear como estilista no SPFW. Na edição 48 do evento, ela, que ainda se identificava como uma estilista queer, levou para a passarela um casting 100% composto por negros e pessoas trans, como a também DJ Valentina Luz.

Foto: Divulgação SPFW

Primeira estilista trans

Isaac se prepara agora para fazer história ao ser a primeira estilista declaradamente trans a participar do SPFW, no dia 20 de novembro, durante a 54ª edição do evento.

Foto: Reprodução Instagram

Expectativas

Levando em conta a última edição, que aconteceu no começo do ano, a expectativa é que as pautas trans tenham ainda mais destaque. A curadora Carolle Lauriano, do Festival SPFW+IN.PACTOS, já sinalizou que o evento contará com diversos coletivos artísticos racializados e trans.

Foto: Reprodução Instagram

Terra Nós

Conteúdo diverso feito por pessoas diversas.

Foto: Divulgação JOY