Não é só a Gio Ewbank: saiba como denunciar racismo

Todo mundo pode agir ao presenciar a situação

Foto: Istock

Denuncie

Essa não é uma responsabilidade apenas das pessoas pretas ou de famosos, como a Giovanna. Toda a sociedade precisa saber como proceder em casos de racismo.

Foto: istock

Não silencie

Uma das maneiras de combater o racismo é enxergando-o. Não negligencie. Não silencie ou diminua a causa. Racismo é crime!

Foto: istock

Saiba identificar

Segundo a lei 7.716/1989, crime de racismo é quando alguém impede outra pessoa de exercer algum direito por “discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional".

Foto: istock

Onde denunciar

Em diversos estado do Brasil há delegacias especializadas, mas você também pode denunciar através de qualquer outra delegacia física ou de forma online.

Foto: istock

Disque 100

Mesmo que o caso não esteja acontecendo com você, não se omita. Se você presenciar, não hesite em fazer a denúncia. Disque 100.

Foto: istock

Faça mais

Caso você esbarre com um conteúdo racista por aí, denuncie! Esta é a melhor forma de punir quem comete o crime.

Foto: istock

Provas

Prints de mensagens e áudios também são aceitos como provas! Salve o material e leve para a polícia quando for fazer a denúncia. Isso facilita o trabalho dos policiais.

Foto: istock

Vídeos

Se você for vítima de um crime de racismo, pode usar o celular para gravar o ocorrido. E o mais importante é levar as gravações para a polícia. Caso seja testemunha, se apresente como voluntário para ajudar no caso.

Foto: istock

Terra Nós

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: istock