Mulheres negras que fizeram história

De diferentes maneiras, elas mudaram as vidas de mulheres ao redor do mundo.

Foto: Arquivo Nacional

Rihanna

Nascida em Barbados, Rihanna é uma mulher caribenha de sucesso absoluto: cantora, compositora, atriz e empresária, vendeu nada menos que 275 milhões de obras musicais em todo o mundo.

Foto: SIGMA Reprodução Fenty Beauty

Rosa Parks

Mudou a história da luta pelos direitos civis nos EUA ao se recusar a ceder seu assento a um homem branco em um ônibus público, no Alabama, na década de 1950.

Foto: Wikipédia

Rosetta Tharpe

Madrinha do rock and roll, em 1938 gravou "Rock Me", mais tarde reconhecida por Little Richard, Jerry Lee Lewis e Elvis como uma influência seminal no gênero.

Foto: James J. Kriegsmann Wikipédia

Elza Soares

Um dos maiores nomes da MPB, Elza recebeu ano 2000, em Londres, o título de "A Melhor Cantora do Universo" dado pela emissora BBC.

Foto: Reprodução Instagram

Carolina de Jesus

Autora brasileira e pioneira da literatura marginal, vivia na favela do Canindé e se tornou best seller no Brasil e em outros países com "Quarto de Despejo".

Foto: Arquivo Nacional

Xica Manicongo

Considerada a primeira travesti do Brasil, Xica é símbolo de resistência e luta para a comunidade LGBTQIA+.

Foto: Reprodução

Lélia Gonzalez

Intelectual e ativista, foi pioneira nas discussões sobre relação entre gênero e raça, ao propor uma visão afro-latino-americana do feminismo.

Foto: Reprodução

Ruth de Souza

Considerada uma das grandes damas da dramaturgia brasileira, foi a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal e a primeira brasileira indicada a um Leão de Ouro em Veneza.

Foto: Reprodução Wikipédia

Terra Nós

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: James J. Kriegsmann Wikipédia