Juma em Pantanal e mais partos que abusaram do drama nas novelas

Sofrimento e dor costumam permear as tramas da TV

Foto: Divulgação/TV Globo

Pantanal

Assim como ocorreu na versão original, a Juma (Alanis Guillen) repete a trajetória da mãe, Maria Marruá (Juliana Paes), e dá à luz na beira do rio numa sequência pra lá de dramática.

Foto: Divulgação/TV Globo

Bebê a Bordo

Na trama levada ao ar em 1998 a personagem Ana (Isabela Garcia) envolve-se em um assalto e tem a bebê Heleninha no carro de Tonico (Tony Ramos), selando o início do envolvimento entre os dois.

Foto: Reprodução/TV Globo

Malhação - Viva a Diferença

A adolescente Keila (Gabi Medvedovski) entra em trabalho de parto no metrô, durante uma pane, e recebe a ajuda de outras quatro garotas, Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikari) e Benê (Daphne Bozaski). O episódio marca o começo da trama e da amizade entre elas.

Foto: Divulgação/TV Globo

Velho Chico

Partos complicados que culminam em morte são um recurso melodramático comum e costumam chocar o público. Foi o que aconteceu com Leonor (Marina Nery), mulher de Afrânio (Rodrigo Santoro), na primeira fase da novela de Benedito Ruy Barbosa.

Foto: Reprodução/TV Globo

Amor à Vida

Mais uma entre diversas novelas que retrataram o parto normal de forma assustadora: Paloma (Paola Oliveira) tem seu bebê num banheiro sujo de bar e termina a cena desmaiada e sangrando no chão.

Foto: Divulgação/TV Globo

A Casa das Sete Mulheres

"Meu filho não quer nascer! Estou morrendo de dor! Vou morrer com nosso filho na barriga!", grita Anita Garibaldi (Giovanna Antonelli) num sofrido trabalho de parto na minissérie de 2003.

Foto: Reprodução/TV Globo

O Outro Lado do Paraíso

Depois de apanhar do marido abusivo Gael (Sergio Guizé), Clara (Bianca Bin) tem uma hemorragia grave durante o parto e fica em estado grave entre a vida e a morte.

Foto: Divulgação/TV Globo

Páginas da Vida

Grávida de gêmeos, Nanda (Fernanda Vasconcellos) é atropelada e levada para o hospital, onde é atendida por Helena (Regina Duarte). A moça não resiste e morre, mas a médica consegue salvar os bebês.

Foto: Reprodução/TV Globo

Tempo de Amar

Enviada a um convento para ninguém descobrir sua gravidez, Maria Vitória (Vitória Strada) passa momentos de desespero na novela de época levada ao ar em 2017. Para completar o drama, o bebê é entregue para a adoção contra a vontade da moça.

Foto: Divulgação/TV Globo

Novo Mundo

Anna (Isabelle Drummond) é mais um nome na lista de mocinhas de época que sofrem horrores para dar à luz. A cena quebrou tabus ao mostrar um homem ajudando no momento, algo incomum para o século 19, e o nascimento de cócoras, posição atribuída às indígenas.

Foto: Reprodução/TV Globo

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Divulgação/TV Globo