Juíza de futebol, médica, santa: quem foram as primeiras do Brasil?

Conheça mulheres pioneiras no país em diversas áreas

Foto: Reprodução

Cartunista

Nair de Teffé (1815-1852) começou a desenhar quando estudava em um convento na França. Morou em diversos países, publicou trabalhos em publicações de prestígio como "Fon-Fon" e "Revista da Semana" e realizou várias exposições. Foi casada com o presidente Hermes da Fonseca.

Foto: Reprodução

Deputada federal

Professora e médica, Carlota Pereira de Queiroz (1892-1982) tomou posse do cargo em 1934 e lutou contra o machismo numa época em que a política já se mostrava hostil e segregadora com as mulheres.

Foto: Reprodução

Atriz em Hollywood

Bailarina e atriz, a carioca Lia Torá (1907-1972) atuou em Hollywood após ter vencido um concurso da Fox em 1927. Curiosidade: sua concorrente era a escritora Pagu. Lia também escreveu o filme "A Mulher Enigma", de 1929.

Foto: Reprodução

Mulher alfabetizada

Madalena Caramuru nasceu na primeira metade do século XVI, na Bahia, e era uma das filhas do náufrago português Diogo Álvares Correia (o Caramuru) e da indígena tupinambá Paraguaçu. Foi pioneira em defender a alfabetização feminina.

Foto: Reprodução

Médica

Maria Augusta Generoso Estrela (1860-1946) foi a primeira mulher brasileira a se formar em Medicina, em 1881, pelo New York Medical College and Hospital for Women, em Nova Iorque (EUA). Ela inspirou a personagem Pilar (Gabriela Medvedovski) da novela "Nos Tempos do Imperador" (2021).

Foto: Reprodução

Delegada da Mulher

Rosmary Correa implantou a primeira Delegacia de Defesa da Mulher em São Paulo, em 1985, e seguiu carreira política. Em 2004, foi admitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Ordem do Mérito Militar no grau de Cavaleira Especial e em 2006 recebeu o Diploma Bertha Lutz.

Foto: Reprodução/AL-SP

Santa

Embora tenha nascido na Itália, Amabile Lúcia Visintainer, nome batismo de Madre Paulina, passou a infância no Brasil e fundou uma congregação por aqui. Em 2002 foi canonizada pelo papa João Paulo II, tornando-se a primeira santa brasileira.

Foto: Reprodução

Paraquedista

Ada Rogato (1910-1986) sobrevoou as três Américas sozinha durante seis meses, trabalhou como piloto agrícola e foi a primeira mulher a obter licença como paraquedista no Brasil. Também foi a primeira civil a receber o emblema de aviador da FAB (Força Aérea Brasileira).

Foto: Reprodução

Cláudia de Vasconcellos Guedes

Foi árbitra da FIFA durante cinco anos. Atuou na Copa do Mundo de Futebol Feminino de 1991 no jogo entre as seleções da Suécia e Alemanha, primeira partida oficial de um mundial da FIFA arbitrada por uma mulher.

Foto: Reprodução/FIFA

Repórter

Transgressora e pioneira no jornalismo investigativo, a mineira Eugênia Álvaro Moreyra (1898-1948) também tinha uma companhia de teatro e foi um dos principais nomes da campanha sufragista no país.

Foto: Reprodução

Yalorixá

Maria Escolástica da Conceição Nazareth (1894-1986), conhecida como Mãe Menininha do Gantois, foi uma das mais importantes mães de santo do Brasil. Ela assumiu o terreiro do Gantois em Salvador (BA) com apenas 28 anos de idade e ajudou a popularizar o Candomblé no país.

Foto: Reprodução

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução