Homem trans e pessoas transmasculinas: entenda a diferença

Identidades são autodeclaratórias

Foto: iStock/Drs Producoes

Construção social

Para a maioria dos estudiosos, o gênero é uma construção social. Dentro de um contexto de sociedade, esse gênero é atribuído no nascimento a partir do órgão genital.

Foto: iStock/Anchiy

Identidade de gênero

Ao longo da vida, muitas pessoas vão se reconhecendo com um gênero distinto do que foi atribuído no nascimento, como, por exemplo, pessoas com vagina que se entendem e se reconhecem homens - e são.

Foto: iStock/CarlosDavid.org

Termos

Há algumas décadas, o termo mais amplamente utilizado para esses casos era homem trans. Muitos ainda o utilizam e se reconhecem como tal.

Foto: iStock/Media Lens King

Encontro

Em 2016, no primeiro Encontro Nacional de Homens Trans (ENAT), pessoas não binárias passaram a reivindicar a nomenclatura "transmasculino" por ser mais inclusiva.

Foto: iStock/wagnerokasaki

Transmasculino

Organizações como o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT) entendem o termo "transmasculino" como mais apropriado já que é um 'guarda-chuva' para todas as identidade trans e não binárias de identificação com as masculinidades.

Foto: iStock/SB Arts Media

Contexto

A ideia é ressignificar o conceito de homem e masculino, muitas vezes tóxico e violento, em especial pela estrutura patriarcal da sociedade.

Foto: iStock/FG Trade

Distinção

Em geral, homens trans contam com pronomes masculinos definidos, assim como marcadores de masculinidade. Já pessoas transmasculinas buscam expressões menos binárias.

Foto: iStock/AaronAmat

TERRA NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: iStock/jacoblund