Frases que você acha que são elogios, mas só ofendem as pessoas pretas
Elas inferiorizam a beleza negra e perpetuam estereótipos negativos
Foto: iStock/Drs Producoes
"Você é uma negra muito bonita"
Ao citar a cor da pele, o "elogio" dá a entender que apesar de ser negra, a mulher ainda é bonita. A questão identitária não deveria ser um fator determinante em um elogio.
Foto: iStock/FG Trade
"Cabelo liso combina mais com você"
Além de reforçar padrões eurocêntricos, a frase implica que cabelos lisos, muito associados à branquitude, são mais atraentes. Ela desvaloriza as características das pessoas negras.
Foto: iStock/Kerkez
"Você é da cor do pecado"
A frase associa a cor da pele de uma pessoa negra a conotações negativas, como o pecado. Ela também hipersexualiza corpos negros e perpetua estereótipos raciais.
Foto: iStock/RichLegg
"Você tem uma beleza exótica"
A frase sugere que a pessoa é "selvagem" ou "diferente" por causa da sua cor de pele. Essa frase pode causar um grande desconforto em pessoas pretas.
Foto: iStock/Marcos Homem
"Esse seu cabelo está na moda, né?"
O “elogio” sugere que cabelos crespos ou cacheados não são “normais”, reforçando que a tendência é ditada por cabelos lisos.
Foto: iStock/m-imagephotography
"Você dança muito bem. É natural por ser negra, né?"
A frase implica na ideia de que existem certas habilidades associadas a grupos raciais, como saber sambar. O “elogio” contribui para uma visão simplificada da cultura negra.
Foto: iStock/Prostock-Studio
"Ele é negro de alma branca"
Além de sugerir que existem características inerentes associadas à raça, a frase pressupõe que ser negro é algo negativo e que ser branco é “superior”.
Foto: iStock/FG Trade
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock/Deagreez