Frases que pais de crianças com deficiência jamais deveriam ouvir

A palavra "especial" deveria ser extinta do dicionário

Foto: iStock / Yana Tikhonova

"Pais especiais têm filhos especiais"

O termo "especial" está em desuso e é capacitista. Ele coloca tanto a criança com deficiência quanto os pais em um lugar de iluminação e heroísmo que não condiz com a realidade.

Foto: iStock/nicomenijes

"Mas você tem certeza que ele não 'virou autista' por causa da tela?"

Não se sabe exatamente o que causa o transtorno do espectro autista (TEA), porém já é sabido que existe um fator genético e não é algo que se "pega", seja por tela, seja por vacinação. Não dissemine informações erradas.

Foto: iStock/ThitareeSarmkasat

"Eles vivem no mundinho deles"

A ideia de que existem mundos diferentes para pessoas com e sem deficiência é excludente e negativa. E mesmo que a criança tenha dificuldades social, não significa que não ela deseja socializar.

Foto: iStock/Jordi Mora Igual

"Mas ele nem parece doente"

Bom, essa frase está errada e deve sair em definitivo do repertório de todos simplesmente porque a criança não está doente. Ela tem uma deficiência que pode ou ter não alguma demanda de cuidado específico.

Foto: iStock/nd3000

"Eles são verdadeiros anjinhos"

Nem anjo, nem demônio. As pessoas com deficiência são exatamente isso: pessoas, seres humanos com todas as suas qualidades, defeitos, virtudes, desejos e devem entendidas como tal.

Foto: iStock/ninelutsk

"Você é uma verdadeira guerreira"

O nome disso é sobrecarga e não heroísmo. Dizer que uma mãe ou um pai de uma criança com deficiência é guerreiro só reforça o quanto é necessário avançarmos nas políticas para PcDs.

Foto: iStock/sarra22

"Pede para Deus te dar uma criança normal"

Deficiência não é anormalidade e a fé também não tem absolutamente nada a ver com isso. Além de capacitista, esse comentário é bem sem noção.

Foto: iStock/Jordi Mora Igual

"Mas ele é tão bonito!"

Sim, crianças com deficiência são bonitas, assim como qualquer criança. Ao usar o "mas" você está dizendo implicitamente o contrário. Não seja essa pessoa!

Foto: iStock/Ines Fraile

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/ SolStock