Filmes, séries e novelas que toda pessoa branca deveria assistir

Produções são ferramentas de aprendizado

Foto: Canaltech

"Mussum, o Filmis"

A cinebiografia do cantor e humorista Mussum é um mergulho na música e humor no Brasil dos anos 60 à 90 sem deixar de lado temas sociais importantes.

Foto: Divulgação/Paris Filmes

"Vai na Fé"

Com 75% do elenco negro, a novela disponível completa no Globoplay foi um marco na tv brasileira e abordou várias demandas raciais forma didática e acessível.

Foto: Divulgação TV Globo

"Marte Um"

O longa do mineiro Gabriel Martins traz um elenco espetacular para retratar as histórias dos membros de uma família negra cheia de potências e lutas.

Foto: Pipoca Moderna

"Quanto Vale Ou É Por Quilo?"

Um dos clássicos do cinema brasileiro escancara de forma dura e direta as relações escravistas no Brasil.

Foto: Reprodução EBC

"Doutor Gama"

A cinebiografia do escritor e advogado abolicionista Luiz Gama é daquelas bem didáticas que vemos na escola e vale para todas as idades.

Foto: Divulgação

"Black-Ish"

A série traz a realidade de uma família negra estadunidense. O programa teve oito temporadas e muitos debates importantíssimos com qualidade e humor.

Foto: Tecnoblog

"Cara Gente Branca"

Com quatro temporadas, a série da Netflix também inovou ao tratar as questões raciais dos EUA de forma direta, sem filtros e com pitadas de humor.

Foto: Divulgação/Netfflix

"Corra"

O cineasta Jordan Peele revolucionou o cinema e o gênero de terror ao inserir em suas produções reflexões sobre racismo. Imperdível!

Foto: Oficina da Net

"Lovecraft Country"

A série subverteu pegando um autor sabidamente racista, Howard Phillips Lovecraft, e transformando sua obra em uma potente discussão sobre racismo. Isso tudo dentro do gênero do terror. A produção executiva da série é de Jordan Peele, que aparece novamente nessa lista.

Foto: Divulgação HBO

"I May Destroy You"

Muito contemporânea, a série de Micaela Cohen é um soco no estômago e intersecciona as questões raciais com as de gênero de forma brilhante.

Foto: Revista Raça

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: ePipoca