Estupro marital: a violência contra a mulher na intimidade

Sexo sem consentimento no casamento é crime

Foto: Freepik

Conceito

Qualquer relação sexual que não tenha o consentimento da mulher é caracterizada como estupro. Quando é cometido dentro de um casamento ou união estável, o estupro é chamado de marital.

Foto: Freepik

Não é sempre não

Se a mulher decidir parar no meio do sexo e o marido forçá-la a continuar, a vontade dela deve ser respeitada. O mesmo acontece em situações de vulnerabilidade - se a mulher estiver dormindo, medicada ou impossibilitada de reagir.

Foto: iStock

Crime

O estupro marital é crime e tem pena prevista de seis a 10 anos de prisão. Ele se enquadra na Lei Maria da Penha, por configurar violência doméstica e familiar, e por essa razão trata-se um agravante no crime de estupro.

Foto: Freepik

Prática machista

Durante muito tempo o sexo no casamento foi tido como uma "obrigação da esposa", perpetuando a ideia patriarcal de que a mulher é propriedade do homem. Maridos estupradores, portanto, não podiam ser penalizados.

Foto: Freepik

Números

Conforme um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 2021, 641 milhões de mulheres entre 15 e 24 anos ao redor do mundo sofrem estupro marital - a faixa etária indica ainda a grande incidência de casamento infantil.

Foto: Freepik

Abuso psicológico

Em diversos casos, a violência psicológica é a principal aliada do estupro marital. Muitos homem manipulam suas companheiras para que elas "relevem" o sexo forçado ou sintam medo de reclamar, denunciar ou até mesmo fugir.

Foto: iStock

Barreiras

Apesar da Lei Maria da Penha prever o estupro marital, aspectos sociais, econômicos e culturais, atrelados à desigualdade de gênero, podem dificultar a denúncia e a responsabilização de agressores.

Foto: Freepik

Depoimento

Nas denúncias, além do exame de corpo de delito (que nem sempre é conclusivo, é importante ressaltar), a palavra da vítima é fundamental e esclarecedora.

Foto: Freepik

Denúncia

Violência contra a mulher é crime. Para denunciar, ligue 180, número da Central de Atendimento à Mulher. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Também é possível fazer a denúncia em uma delegacia.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Freepik