Espelho retrovisor e para-brisa: 7 mulheres que impactaram a indústria automotiva

Elas fizeram contribuições importantes em área predominantemente masculina

Foto: Wikimedia Commons

Dorothy Levitt

Vencedora de diversas corridas de carro, Dorothy Levitt escreveu o livro “A Mulher e o Carro”, em 1909, para compartilhar dicas com mulheres que gostavam ou queriam dirigir na época. Nele, Dorothy citou o que viria a ser o espelho retrovisor, sugerindo carregar um espelho pequeno para enxergar o que está atrás do carro.

Foto: Wikimedia Commons

Mary Anderson

Durante uma viagem a Nova Iorque, Mary observou um motorista de um bonde tendo que lidar com uma janela embaçada. Esse evento a inspirou a desenvolver o primeiro sistema de limpadores de para-brisa em 1903.

Foto: Wikimedia Commons

Bertha Benz

Bertha foi a primeira pessoa a fazer uma viagem de longa distância em um veículo motorizado em 1888, dirigindo por cerca de 100 quilômetros com o primeiro automóvel da história, criado por seu marido Karl Benz, um dos responsáveis pela Mercedes-Benz.

Foto: Wikimedia Commons

Florence Lawrence

Atriz e inventora canadense, Florence foi responsável por criar o primeiro sistema de sinalização para carros, possibilitando que os motoristas indicassem quando iam fazer uma curva sem precisar fazer gestos com as mãos para avisar.

Foto: Wikimedia Commons

Katharine Burr Blodgett

Em 1926, Katharine se tornou a primeira mulher a conseguir um PhD em Física pela Universidade de Cambridge. Posteriormente, ela usou seus conhecimentos para desenvolver revestimentos antirreflexo para vidros, que passaram a ser usados em câmeras, projetores e nos vidros automotivos.

Foto: Wikimedia Commons

Duquesa Anne d’Uzès

Conhecida por participar de corridas automobilísticas, a Duquesa Anne d’Uzès se consagrou como a primeira mulher a conseguir uma carteira de habilitação para conduzir automóveis, no ano de 1898. Além de ser a primeira mulher multada por excesso de velocidade.

Foto: Wikimedia Commons

Hedy Lamarr

Atriz, Hedy teve a ideia de criar um sistema de salto de frequência durante uma sessão de piano com um amigo compositor em 1940. A criação se tornou a base de tecnologias como GPS, Wi-fi e Bluetooth disponíveis nos carros atualmente.

Foto: Wikimedia Commons

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Wikimedia Commons