Entenda o que é racismo religioso

Saiba o que o termo significa e no que ele difere da intolerância religiosa

Foto: iStock/gabrielboeiras

O que é

O racismo religioso é a discriminação que se comete contra pessoas que seguem religiões de matriz africana, como Umbanda e Candomblé.

Foto: iStock/Nikada

Preconceito

O racismo religioso se revela de diversas maneiras no cotidiano e pode incluir insultos, tratamentos desiguais e até mesmo exclusão social. Além disso, locais onde se praticam essas religiões também podem ser atacados.

Foto: iStock/IgorAlecsander

Insulto

A mãe da atriz Larissa Manoela, Silvana Taques, está sendo investigada pelo crime após insultar a família do namorado da filha: "Que você tenha um ótimo natal aí com todos os guias dessa família macumbeira. kkkkkk", escreveu em mensagem no WhastApp.

Foto: Reprodução/SBT

Intolerância religiosa

Menos abrangente, a intolerância religiosa é a discriminação a uma crença, tratando a religião que aquela pessoa não pratica ou desconhece de forma ofensiva, agressiva ou preconceituosa. Neste crime, ao contrário do racismo religioso, não está presente o componente racial na discriminação.

Foto: iStock/Gerhard Pettersson - pintura no rosto

Racismo estrutural

“Livraram-se dos grilhões, mas não da exploração. É por essa razão que muita gente, deliberada ou inconscientemente, enxerga as religiões de matriz africana como inferiores às religiões hegemônicas. É isso que explica hoje o racismo religioso”, explicou o babalorixá Sidnei Barreto a agência Senado.

Foto: iStock/joa_souza - moço

Punição

A Lei 7.716/1989, conhecida como Lei do Racismo, é o dispositivo legal que pune o racismo religioso. Ela engloba todo tipo de discriminação ou preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade. Recentemente, o crime de injúria racial passou a ser equiparado ao de racismo com pena de reclusão de até 5 anos.

Foto: iStock/felipefrazao

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: iStock/Brastock Imagens