Entenda o que é lesbocídio

E porque esse crime é diferente de feminicídio

Foto: Elaine Campos/Marcha Mundial das Mulheres

Assassinada

Ana Caroline Sousa Câmpelo, de 21 anos, foi brutalmente assassinada no dia 10 de dezembro no Maranhão. Lésbica, ela teve a pele do rosto, couro cabeludo e olhos arrancados.

Foto: Arquivo Pessoal / Polícia Cívil

Investigação

A polícia está investigando o assassinato da jovem, que sonhava em ser bombeira. Amigos e familiares apontam lesbofobia como o motivo da morte.

Foto: Arquivo pessoal/ Polícia Civil

Manifestação

Nesta segunda-feira, 18, ativistas fizeram um ato por justiça em São Paulo, tanto por Ana Carolina quanto por todas as mulheres lésbicas assassinadas no país.

Foto: Reprodução/Instagram/@sapatownoficial

Lesbocídio

"Definimos lesbocídio como morte de lésbicas por motivo de lesbofobia ou ódio, repulsa e discriminação contra a existência lésbica", explica o "Dossiê sobre Lesbocídio no Brasil", publicado pelo Instituto Patrícia Galvão.

Foto: Oliver Kornblihtt / Mídia NINJA

Feminicídio

Diferente do feminicídio, quando uma mulher é assassinada por ser mulher, o lesbocídio ocorre quando a mulher é assassinada por ser lésbica.

Foto: Oliver Kornblihtt / Mídia NINJA

Diferenças

Ainda que se trate de um crime contra mulheres, no caso do feminicídio, os crimes acontecem em sua maioria em casa e por parceiros.

Foto: Oliver Kornblihtt / Mídia NINJA

Crime de Ódio

Já o lesbocídio se dá por terceiros, em geral com requintes de crueldade, e com outras características de crime de ódio.

Foto: Oliver Kornblihtt / Mídia NINJA

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Oliver Kornblihtt / Mídia NINJA