Entenda o que é a assexualidade

Tema vem ganhado destaque com representação na novela "Travessia"

Foto: Divulgação/TV Globo

"Travessia"

A novela das 21h da Rede Globo traz na trama dois personagens assexuais: Rudá (Guilherme Cabral) e Caíque (Thiago Fragoso).

Foto: Reprodução Rede Globo

O que é

Assexualidade, ou ace, é um espectro da sexualidade e um termo guarda-chuva – ou seja, que contempla variações e recortes específicos.

Foto: Reprodução TV Globo

Afeto e sexualidade

O primeiro ponto da assexualidade é que ela pode ou não estabelecer uma certa divisão entre o desejo afetivo e o desejo sexual.

Foto: Reprodução Rede Globo

Rudá

Por exemplo, Rudá (Guilherme Cabral) se apresenta como assexual estrito, e até o momento não sente atração sexual por ninguém. No campo romântico, não há indícios sobre qual espectro o contempla.

Foto: Reprodução TV Globo

Caíque

Já Caíque (Thiago Fragoso) tem dado indícios de que é assexual heterorromântico. Ou seja, ele não sente atração sexual, porém sente desejo afetivo.

Foto: Reprodução Rede Globo

Não é padre

No campo sexual, a assexualidade é o não-desejo ou pouco desejo. É diferente de uma recusa, como é o caso do celibato, geralmente imposto por ordens religiosas.

Foto: Reprodução TV Globo

Independente de gênero

Uma pessoa assexual pode se relacionar sexual ou afetivamente com pessoas do mesmo gênero, com o gênero oposto, com ambos os gêneros, assim como ser cis ou trans.

Foto: Reprodução Rede Globo

Não existe concenso

Assim como muitas das orientações, identidades e expressões, a assexualidade ainda é um campo a ser explorado e não existe uma regra única e imutável.

Foto: Reprodução TV Globo

Descobertas

Inclusive, muitas pessoas assexuais podem, ao longo da vida, começar a sentir atração sexual ou afetiva e está tudo bem.

Foto: Reprodução Tv Globo

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock