Elas são símbolo do combate à violência contra a mulher

Suas dores e lutas levantaram discussões e mudanças na sociedade

Foto: Reprodução

Maria da Penha

Paraplégica após levar um tiro nas costas dado pelo parceiro, enquanto dormia, em 1994 publicou a autobiografia "Sobrevivi... Posso Contar" e iniciou uma cruzada contra a violência doméstica que teve como consequência a criação da lei que leva seu nome.

Foto: Reprodução

Marielle Franco

Negra, lésbica e periférica, fez história na luta pelos direitos humanos como vereadora no Rio. Seu assassinato em 2018, numa emboscada, virou assunto em todo o mundo e expôs a violência extrema que ronda as mulheres na política no país.

Foto: Reprodução

Malala Yousafzai

Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2014, com apenas 17 anos, foi baleada na cabeça ao combater o regime talibã do Afeganistão para conseguir ir à escola. Recuperada, impulsionou ainda o ativismo em prol do direito à educação.

Foto: Reprodução

Waris Dirie

A modelo somaliana inspirou o filme "Flor do Deserto" (2009), que fala da prática, comum no país, de extrair os clitóris das meninas. Foi embaixadora da ONU e hoje administra uma fundação com seu nome.

Foto: Reprodução

Jyoti Singh

Aos 23 anos, foi vítima de um estupro coletivo na Índia que chocou o mundo em 2012 e morreu devido aos ferimentos. O crime fez com que a lei no país ampliasse a definição de estupro e endureceu as penas para casos seguidos de morte, além de levantar a discussão sobre o machismo na Índia.

Foto: Reprodução

Eliane de Grammont

Foi morta em 1981 com um tiro nas costas disparado pelo ex-marido, o cantor Lindomar Castilho. Tido como um "crime de honra", o episódio gerou diversas manifestações feministas com o jargão "quem ama não mata".

Foto: Reprodução

Aracelli Cabrera Crespo

Desde 2000 marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data homenageia Aracelli, que tinha apenas 9 anos de idade quando foi estuprada e morta em Vitória (ES), em 1973, por membros da elite capixaba.

Foto: Reprodução

Irmãs Mirabal

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher celebra-se em 25 de novembro para exigir políticas para sua erradicação. A escolha marca a data em que foram assassinadas as irmãs e ativistas políticas Patria, Minerva e María Teresa Mirabal na República Dominicana, em 1960.

Foto: Reprodução

Ângela Diniz

Uma das mais belas socialites dos anos 1970, a mineira foi morta com quatro tiros pelo playboy Doca Street. O julgamento que o absolveu sob o argumento de "legítima defesa da honra" foi uma enxurrada de falas machistas. Houve um segundo julgamento e Doca foi condenado a 15 anos de prisão.

Foto: Reprodução

Eloá Cristina Pimentel

Eloá, de 15 anos, foi mantida em cárcere privado e depois morta pelo ex-namorado Lindemberg Fernandes Alves em sua casa em Santo André (SP). O caso ficou marcado pelas críticas à cobertura sensacionalista na TV.

Foto: Reprodução

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Divulgação