"Ela trabalha demais": culpas injustas que jogam nas costas das mulheres

Críticas ao fim do relacionamento de Sabrina são bons exemplos

Foto: Reprodução/Instagram

Julgamentos

A repercussão do rompimento de Sabrina Sato e Duda Nagle nas redes sociais foi um show de machismo. "Ela trabalha demais" e "Ela quer aparecer mais do que ele" foram algumas das críticas à apresentadora, erroneamente responsabilizada pelo fim da relação por investir na carreira.

Foto: Reprodução/Instagram

"Ela parecia estar gostando"

Outro exemplo clássico de dedo apontado na cara das mulheres aconteceu no BBB23. A mexicana Dania Mendez foi acusada de "provocar" a importunação sexual e o assédio que sofreu de Cara de Sapato e Guimê por causa de seus sorrisos constrangidos.

Foto: Reprodução/Instagram

"Se ela fica com ele é porque não tem vergonha na cara"

Típica frase usada para justificar o fato de uma mulher não terminar uma relação tóxica e/ou baseada em violência doméstica. O ciclo do abuso é complexo e nem sempre a vítima consegue se dar conta dele ou se livrar facilmente.

Foto: iStock

"A roupa dela era provocante"

Sim, uma mulher pode usar uma roupa provocante, sexy, sensual, curta ou decotada. Nada disso significa um convite para que toquem seu corpo sem consentimento e nem para que a estuprem. Vale lembrar que não é não.

Foto: iStock

"Ela tinha bebido demais"

Não importa o quanto e se uma mulher bebeu. O fato de ter consumido bebida alcoólica não a torna culpada por qualquer coisa que tenham feito contra sua vontade, tampouco serve como justificativa para julgar seu caráter.

Foto: iStock

"Ela é muito agressiva"

É comum tratar a assertividade feminina na hora de dar opiniões ou clamar por direitos em um comportamento agressivo que se configura em traço de personalidade. Nenhuma mulher deveria ser responsabilizada de forma negativa ao se impor, como aconteceu com a Tina do BBB23.

Foto: Reprodução/Instagram

"Não se cuidou, ele a largou"

Na maior parte das vezes as mulheres são tidas como responsáveis pela manutenção e pelo sucesso de um casamento, o que inclui os chamados "cuidados com a aparência". É inaceitável colocar o peso ou a forma de se vestir como fatores para um parceiro ir embora.

Foto: iStock

"Ele vai procurar na rua o que não tem em casa"

Em pleno ano de 2023 essa frase ainda ecoa na cabeça de muitas mulheres que se sentem culpadas e compelidas a fazer sexo sem vontade para que não sejam traídas. A responsabilidade de uma traição é de quem trai.

Foto: iStock

"Tem que valorizar a família em primeiro lugar"

A ambição é um sentimento considerado positivo nos homens, mas dificilmente nas mulheres. Se elas desejam galgar melhores cargos e salários ou estudar no exterior, por exemplo, logo são acusadas de negligenciarem marido e filhos.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Reprodução/Instagram