Diversidade e inclusão: qual a diferença entre os termos?

Os dois conceitos se relacionam, mas têm significados diferentes

Foto: iStock/FG Trade

Diversidade

A diversidade se refere à presença de uma variedade de características, identidades e experiências dentro de um grupo, organização ou comunidade.

Foto: iStock/FG Trade

Pluralidade

Isso inclui diferenças de gênero, raça, orientação sexual, idade e religião. Essa pluralidade ajuda a construir um ambiente diverso e com perspectivas diferentes.

Foto: iStock/FG Trade

Exemplo

Por exemplo, uma equipe de trabalho pode incluir mulheres e homens de diferentes idades e etnias, e também pessoas com deficiência. Sendo, portanto, um ambiente diverso.

Foto: iStock/xavierarnau

Inclusão

Já a inclusão se refere a práticas, políticas e culturas que promovem a participação plena, igualdade de oportunidades e respeito para todos.

Foto: iStock/FG Trade

Políticas

Inclusão engloba ainda o estabelecimento de políticas contra a discriminação e a promoção de uma cultura de respeito e valorização da diversidade.

Foto: iStock/Luzo Reis

Exemplo

Um exemplo de inclusão pode ser observado em uma escola que adota práticas para que os alunos com deficiência consigam permanecer na escola junto com os alunos sem deficiência, adaptando a sala de aula e o ensino, nos casos necessários.

Foto: iStock/Wavebreakmedia

Diversidade e inclusão

Enquanto a diversidade se concentra na presença de diferenças, a inclusão se concentra em criar um ambiente onde essas diferenças são valorizadas e incluídas de maneira equitativa.

Foto: iStock/FG Trade

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/SeventyFour