Dicionário feminista: entenda termos usados pelo movimento

Alguns deles descrevem comportamentos masculinos que prejudicam as mulheres

Foto: iStock/FG Trade

Sexismo

O sexismo é o preconceito ou estereótipo baseado no gênero de uma pessoa, especialmente mulheres. Recusar a promoção de uma mulher por causa de seu gênero, mesmo que ela tenha as qualificações necessárias, é um exemplo claro de sexismo.

Foto: iStock/Liubomyr Vorona

Mansplaining

Quando um homem explica algo para uma mulher de uma maneira condescendente, presumindo que ela não entende o assunto ou subestimando seu conhecimento sobre o tema está fazendo mansplaining.

Foto: iStock/FG Trade

Manterrupting

Já o manterrupting descreve o comportamento de homens que interrompem ou falam por cima de mulheres de forma frequente, especialmente em situações em que elas estão tentando expressar suas opiniões, ideias ou contribuições.

Foto: iStock/demaerre

Bropriating

Bropriating é a apropriação de ideias ou contribuições de mulheres por homens. Isso ocorre quando um homem recebe crédito ou reconhecimento por uma ideia, trabalho ou conquista que originalmente pertence a uma mulher.

Foto: iStock/valentinrussanov

Sororidade

É o apoio entre as mulheres, baseado no reconhecimento das lutas e desafios enfrentados pelo gênero feminino. É a ideia de que as mulheres devem se unir e se fortalecer mutuamente em vez de competir ou se colocar umas contra as outras.

Foto: iStock/SouthWorks

Patriarcado

O patriarcado é um sistema social, político e cultural em que os homens exercem poder e autoridade dominante sobre as mulheres em muitos aspectos da vida, incluindo política, econômica, familiar e cultural.

Foto: iStock/Halfpoint

Gaslighting

Gaslighting se refere a uma forma de abuso psicológico em que o agressor manipula a vítima para fazê-la duvidar de sua própria percepção, memória ou sanidade. Isso pode incluir negar, distorcer ou minimizar eventos ou experiências que a vítima viveu.

Foto: iStock/fizkes

Manspreading

Quando um homem está sentado e abre muito as pernas de forma inconveniente, como em assentos públicos, isso diminui o espaço das pessoas sentadas perto dele e constrange as mulheres. Este tipo de comportamento é chamado de manspreading.

Foto: iStock/RichLegg

Slut shaming

Slut shaming se refere à prática de humilhar ou criticar uma mulher por viver a sua sexualidade ou por ter um comportamento considerado "promíscuo" segundo a visão da sociedade, como usar uma roupa decotada.

Foto: iStock/Istockexstock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/Drs Producoes