Deep nude: conheça crime que famosas, como Isis Valverde, foram vítimas

Usando inteligência artificial, criminosos criam imagens de pessoas sem roupa

Foto: reprodução/instagram/isisvalverde

O que é

Deep nude é a criação de nudes falsos, feitos através de edições e montagens com inteligência artificial. Por exemplo, em uma foto que a mulher está de saia e blusa, o aplicativo de IA consegue retirar toda a roupa e “adicionar”, com a edição, partes íntimas do corpo feminino, aparentando ser uma imagem da vítima nua.

Foto: Pixabay/StartupStockPhotos

Crime

Essa prática é enquadrada como crime de registro não autorizado da intimidade sexual, previsto no art. 216-B do Código Penal Brasileiro. A pena é de detenção de 6 meses a 1 ano, além de multa.

Foto: iStock/Richard Villalonundefined

Isis Valverde

No fim de outubro, a vítima foi a atriz de 36 anos. Os criminosos alteraram fotos da artista de biquíni, retiraram as peças de roupa com os aplicativos de IA e divulgaram a imagem da atriz “sem roupa” na internet. Em nota, a assessoria da atriz afirmou ter denunciado o crime.

Foto: reprodução/instagram/isisvalverde

Origem

O nome surgiu através de um aplicativo polêmico, de 2019, chamado “Deep Nude” que fazia a edição criminosa e transformava uma foto comum em nude. O app foi banido meses depois de ser lançado após muitas críticas. Apesar do fim do aplicativo, o crime continua acontecendo através de outros programas de IA.

Foto: iStock/ArtistGNDphotography

Vítimas

A ex-participante da " A Fazenda" e influenciadora, Nathália Valente, e a cantora e influencer, Juliana Bonde, também sofreram com o uso indevido de suas imagens. Apesar dos casos mais conhecidos serem com celebridades, de acordo com pesquisa de 2022 da empresa Sensity, 70% das vítimas do deep nude são pessoas anônimas.

Foto: iStock/gpointstudio

Crimes associados

Em 2017, a imagem da atriz de “Mulher Maravilha”, Gal Gadot, foi colocada em vídeo sexual. Neste caso, além do deep nude, foi usado também pelos criminosos o deep fake, que insere o rosto da vítima em um cenário totalmente inventado de forma bem realista.

Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/GAL_GADOT

Como denunciar

As mulheres vítimas da alteração de imagens ou vídeos podem denunciar o crime à delegacia feminina e delegacia de crimes virtuais. Para denunciar o crime é desejável reunir provas, como o print da imagem modificada.

Foto: iStock/PeopleImages

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock