Recato e religião
O uso do véu e de roupas que cobrem partes específicas do corpo é um mandamento determinado no livro sagrado Alcorão para todas as mulçumanas.
Foto: iStock
Diferenças regionais
Cada país, no entanto, têm sua própria cultura e por isso alguns códigos de vestimenta se diferem uns dos outros em alguns detalhes.
Foto: iStock
Hijab
É a vestimenta majoritária das mulheres muçulmanas em todo o mundo e consiste basicamente em um véu que se coloca ao redor da cabeça, cobrindo orelhas, pescoço, e o cabelo.
Foto: iStock
Niqab
É outro tipo de véu que deixa apenas os olhos à mostra, geralmente todo preto. Costuma ser usado com outra vestimenta de corpo inteiro. No Irã e na Arábia Saudita, seu uso pelas mulheres é imposto por lei.
Foto: iStock
Abaya
A vestimenta tradicional das mulheres cataris é um vestido longo de mangas compridas que se chama abaya. Em geral, é adotado na cor preta, mas em alguns países árabes é permitido o uso em outras cores e com alguns detalhes.
Foto: iStock
Burca
Mais rara de ser vista no Catar, a burca é uma peça única que cobre dos pés à cabeça com uma tela na região dos olhos. Seu uso é obrigatório nas regiões do Afeganistão e do Paquistão.
Foto: iStock
Chador
Muito usado no Irã, o chador é um tecido longo que é colocado sobre a cabeça, cobrindo todo o corpo e deixando apenas o rosto à mostra. Os cabelos não são expostos em público pelas muçulmanas, de modo geral.
Foto: iStock
Burkini
O biquíni muçulmano é leve e composto por capa, casaco e calça. O hijab tem uma touca de malha integrada que mantém os cabelos no lugar durante os movimentos na água.
Foto: iStock
Opressão x empoderamento
Embora aos olhos do Ocidente as regras muçulmanas sejam vistas como uma forma de oprimir as mulheres, muitas vêem o uso de véu como algo que as empodera por poderem reafirmar sua fé.
Foto: iStock
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: iStock