Conheça os Guarani, povo indígena mais numeroso do Brasil

Divididos em três grupos, eles também estão presentes em outros países

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Mais numeroso

Presentes em vários estados brasileiros, os Guarani constituem o maior povo indigena do país, contando com uma população de mais de 80 mil pessoas, segundo o Mapa Guarani Continental.

Foto: iStock: filipefrazao

Outros países

Além de residirem no Brasil, os Guarani também estão presentes em países como Bolívia, Paraguai e Argentina. Em território brasileiro, eles estão divididos em três grupos: Kaiowá, Ñandeva e M’Byá.

Foto: iStock: Rodolpho Reis

Distinção

Internamente, os grupos se distinguem pela expressão cultural, estrutura social e política, idioma e a prática da religião. M’Byá, Kaiowá e Ñandeva também são variações linguísticas dentro do Guarani, pertencente ao Tupi, sendo faladas pelos povos correspondentes.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

“Terra sem males”

A busca por um destino melhor, simbolizado pela frase “terra sem males”, é parte importante da cultura Guarani. Isso evidencia a aspiração deste povo indígena por uma realidade mais positiva em um local que possam viver livremente de acordo com suas crenças.

Foto: iStock: FG Trade

História

Um nome que fez diferença na história do povo Guarani foi Marta Silva Vito, também conhecida como Marta Guarani, que lutou pelo movimento das mulheres indígenas no Brasil e pelo acesso à terra.

Foto: iStock: FG Trade

Marta Guarani

Marta foi uma defensora incansável de melhores condições de vida para os povos indígenas e combateu a violência contra as mulheres. Também trabalhou para estabelecer uma unidade da Funai em Amambaí (MS), onde havia uma população indígena desprovida de direitos básicos. Marta morreu por problemas cardíacos em 2003.

Foto: iStock: filipefrazao

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock: Renata Angeram