O que é
O Kwanzaa é uma celebração da cultura negra que se inicia no dia 26 de dezembro e termina no dia 1 de janeiro repleta de rituais que celebram as raízes africanas durante os sete dias de festa. Cada dia é contemplado com uma forma de celebração à herança africana e fortalecimento cultural.
Foto: istock/SeventyFour
Criação
O Kwanzaa foi criado no período das leis de segregação racial nos Estados Unidos pelo ativista e professor Maulana Kalenga, em meados dos anos 1960. Considerado fundador da celebração, o americano teve como base o movimento do pan-africanismo.
Foto: wikipedia
Quem comemora?
É uma celebração tradicional comemorada por famílias ou comunidades de pessoas negras em todo o mundo. A maior concentração de praticantes da celebração é nos Estados Unidos.
Foto: istock/SeventyFour
Kwanzaa
A palavra "Kwanza" vem de "matunda ya kwanza", uma expressão na língua africana swahili que significa primeiros frutos.
Foto: istock/SeventyFour
Comemoração
Durante os sete dias de celebração, eles dançam, cantam, compartilham poesias e usam tambores africanos para dar ritmo à festividade. Além disso, o "Kwanzaa" é celebrado com um banquete com muita comida para os dias de festa.
Foto:
Velas
Em cada dia da festa, uma das 7 velas do candelabro (kinara) é acessa. São três velas vermelhas, três verdes e uma vela preta no meio. Elas representam unidade, autodeterminação, trabalho coletivo e responsabilidade, economia cooperativa, propósito, criatividade e fé.
Foto: istock/SeventyFour
Ritual
O candelabro com as velas fica em uma espécie de altar junto com frutas e espigas de milho. Reunidos à mesa para comer e comemorar a data, os familiares ou amigos do mesmo grupo celebram e brindam com a expressão "Harambee", que significa "vamos fazer juntos".
Foto: istock/SeventyFour
Crianças
Uma curiosidade é que os praticantes do Kwanzaa colocam uma espiga de milho no altar por criança que estiver presente na celebração. Além disso, as crianças também ganham três presentes durante os dias de comemoração: um brinquedo, uma "lembrancinha" e um livro.
Foto: istock/SeventyFour
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: istock/SeventyFour