Conheça as torcidas LGBTQ+ do futebol brasileiro

Coletivos buscam promover e celebrar a diversidade dentro dos times

Foto: iStock

Palmeiras Livre

Uma das torcidas mais ativas nas redes, Palmeiras Livre luta não só pela causa LGBTQIA+ mas também contra outras desigualdades e preconceitos. Além dela, o Palmeiras conta ainda com o coletivo PorcoÍris.

Foto: Reprodução Instagram

Coral Pride

Fundada em 2020, a Coral Pride é a torcida do LGBTQIA+ do Santa Cruz. É o primeiro movimento de torcedores LGBTs do estado de Pernambuco.

Foto: Reprodução Instagram

Vasco LGBTQIA+

Uma das maiores torcidas do Brasil, o Vasco tem também o seu grupo LGBTQIA+ que leva o nome do time. Avançado, o grupo já realizou uma série de ações em estádio para visibilizar a causa.

Foto: Reprodução Instagram

Torcida LGBTricolor

A torcida do Bahia é também um das mais animadas nas redes sociais. Com mais de 5 mil seguidores, conta até com uma camisa estilizada pra lá de colorida.

Foto: Reprodução Instagram

Furacão LGBTQ

O Coletivo de torcedores do Club Athletico Paranaense foi fundado em 2019 e luta constantemente contra a LGBTfobia no futebol. Nas redes, além do esporte, falam sobre lutas históricas, direitos e muito mais.

Foto: Reprodução Instagram

Fiel LGBT

Outra torcida gigantesca é a do Sport Club Corinthians Paulista, que ganhou na Fiel LGBT seu espaço para lutar pela diversidade. A relação com a diretoria do time, no entanto, é bastante conflituosa, com torcedores coloridos lutando para levar a pauta para os campos.

Foto: Reprodução Instagram

Vozão Pride

No Ceará, quem colore os estádios é o coletivo "Vozão Pride", do Ceará Sporting Club, que, assim como outras torcidas, luta por diversas outras causas como o combate ao racismo e ao machismo.

Foto: Reprodução Instagram

Canarinhos LGBTQ+

E para fortalecer ainda mais a luta, os coletivos se reuniram e criaram o Canarinhos LGBTQ+ com várias torcidas diversas pelo Brasil. Além do trabalho recorrente, o grupo faz ainda um monitoramento dos times e tem uma cartilha para incentivar a inclusão.

Foto: Reprodução Instagram

Terra Nós

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução Instagram