Quem é Joana Ribeiro

Conheça a juíza que tentou impedir que uma criança de 11 anos realizasse um aborto legal após estupro

Foto: Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Caso chamou atenção

A juíza Joana Ribeiro ficou conhecida após reportagem do 'The Intercept' que revelou detalhes de uma audiência em que ela tenta impedir uma criança de realizar aborto legal. (1/8)

Foto: Reprodução

"Ficar mais um pouquinho"

A pergunta “você suportaria ficar mais um pouquinho [com o bebê]?" que a magistrada fez para a vítima de estupro gerou revolta no País. (2/8)

Foto: Reprodução

Área de atuação

Joana Ribeiro tem 43 anos e atua há 18 anos com casos da Infância e Juventude e como servidora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina desde 2004. (3/8)

Foto: Reprodução

Estudos

Especialista em Processo Civil, Joana faz doutorado sobre casos da primeira infância na Justiça pela Universidade Federal de Santa Catarina (4/8)

Foto: Reprodução

Tentou se explicar

Ao 'Diário Catarinense', a juíza negou ser contrária ao aborto legal e justificou sua atuação ao suposto fato de que a gravidez da vítima já estava avançada. (5/8)

Foto: Reprodução

O que diz a lei

A Justiça entende, porém, que em casos de estupros não há limite para que a gravidez seja interrompida, e não é necessário autorização judicial. (6/8)

Foto: Tingey Injury Law Firm/Unsplash

Mudanças no caso

Após a repercussão do caso, a juíza deixou o processo após ser promovida. Ela alega que a mudança ocorreu antes da reportagem e repercussão da audiência. Joana passará a atuar em Brusque. (7/8)

Foto: Pixabay

Saiba mais no terra

Fique por dentro das notícias no Brasil e no mundo no Terra

Foto: Pixabay