Conheça 8 filósofas que mudaram a sociedade

No Dia do Filósofo, veja ideias de mulheres incríveis

Foto: Reprodução

Simone de Beauvoir (1908-1986)

A filósofa francesa escreveu o célebre "O Segundo Sexo", no qual diferencia o sexo biológico do gênero socialmente construído e questiona como o papel da mulher é moldado para atender as demandas e vontades do patriarcado.

Foto: Reprodução

bell hooks (1952-2021)

Uma das principais vozes do feminismo negro mundial, a filósofa americana escreveu "O Feminismo é Para Todo Mundo", livro que aborda a educação feminista como passo principal para diversos tipos de opressão.

Foto: Reprodução

Olímpia de Gouges (1748-1793)

Por questionar a escravidão dos negros e tomar posição em favor dos direitos da mulher como maternidade, divórcio, liberdade religiosa e educação, foi condenada à morte e guilhotinada durante a Revolução Francesa.

Foto: Reprodução

Oliva Sabuco (1562-1622)

Estudiosa espanhola, defendia a necessidade de unir filosofia e medicina e procurava demonstrar que corpo, alma e mente trabalham juntos. Também foi pioneira em medicina psicossomática e escreveu uma obra holística com sete tratados, publicada em 1587.

Foto: Reprodução

Mary Wollstonecraft (1759-1797)

Em seu livro "Reivindicação dos Direitos das Mulheres", a filósofa e ativista inglesa defendia que homens e mulheres deveriam ser tratados como seres racionais, merecendo a mesma educação formal e as mesmas oportunidades.

Foto: Reprodução

Hannah Arendt (1906-1975)

Teórica política alemã, escreveu sobre poder, democracia e totalitarismo. Sua obra mais famosa é "A Condição Humana", na qual discute a ação política como um meio de alcançar a liberdade.

Foto: Reprodução

Judith Butler (1956-)

Uma das principais teóricas contemporâneas do feminismo e da teoria queer, a americana escreve sobre filosofia política e ética e leciona na Universidade de Berkeley (Califórnia).

Foto: Reprodução

Lélia Gonzalez (1935-1994)

Mineira de Belo Horizonte, foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978, e em seu trabalho sempre buscou denunciar o silenciamento e o sexismo na luta afro-brasileira e o racismo em discussões feministas.

Foto: Reprodução

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução