Confira atitudes capacitistas que você nem percebe

Gestos importam e demonstram respeito

Foto: iStock/yacobchuk

Relacionamento

"Achar que alguém com deficiência só pode se relacionar com outra pessoa com deficiência é reduzir a possibilidade de encontrar um amor" aponta o perfil @janeladapatty como uma atitude capacitista.

Foto: iStock/Lorado

Infantilização

"Ah, que bonitinha ela" e "olha que gracinha ele" são frases que exemplificam o processo de infantilização que pessoas com deficiência passam e não pode acontecer.

Foto: iStock/YakobchukOlena

Intimidade

Você pergunta sobre os órgãos genitais ou as práticas sexuais para pessoas que você não conhece? Não, certo? Então, isso vale para todo mundo, inclusive para as pessoas com deficiência.

Foto: iStoclk/AnnaStills

Independência

Muitas vezes, as pessoas só querem ajudar, no entanto, é necessário sempre perguntar antes e, se possível, só oferecer ajuda quando estiver muito evidente a necessidade de auxílio.

Foto: iStock/cirano83

Superação

Pessoas com deficiência são colocadas como exemplos de superação e isso não condiz com a realidade. Muitas pessoas enfrentam desafios para lidar com um mundo que ignora e tenta esconder as deficiências, e isso deve nos motivar a lutar por políticas para inclusão e acessibilidade.

Foto: iStock/AnnaStills

Cripface

A prática de representação de pessoas com deficiência por pessoas sem deficiência em produções culturais, como filmes e séries, é muito comum. Ao consumir esse conteúdos você está apoiando uma prática capacitista, que reforça a ideia de que PcDs não podem fazer determinados trabalhos.

Foto: Reprodução/imdb

Amizades

"#écapacitismoquando você parabeniza amigos de pessoas com deficiência por estarem com elas, como se a amizade fosse uma concessão especial", publicou a produtora de conteúdo @milamesmo.

Foto: iStock/Halfpoint

Contato

Independente da deficiência, sempre fale diretamente com a pessoa. É muito comum as pessoas falarem com acompanhantes sem deficiência como se fossem tutores.

Foto: iStock/FG Trade

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/Ines Fraile