Como reunir provas para denunciar assédio

Gravações feitas com telefones celulares e registros de WhatsApp são válidos na hora da denúncia

Foto: iStock

Quem procurar

Procurar um órgão público é uma das formas mais eficazes de denunciar casos de assédio.

Foto: iStock

Como provar

Se você foi vítima ou conhece alguém que esteja passando por uma situação de assédio e não sabe como provar, a boa notícia é que os tribunais têm aceitado provas produzidas por celulares.

Foto: iStock

Reúna provas

Gravações, conversas em aplicativos e fotos podem ser utilizados como provas, mesmo se o agressor não souber que está sendo gravado.

Foto: iStock

Importante

É importante que as gravações tenham sido feitas por você e nunca por terceiros. Conforme orientação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, é importante registrar as provas em cartório por meio de uma ata notarial, de acordo com o artigo 384 do Código de Processo Civil.

Foto: iStock

Não edite

Ao registrar assédios é importante manter as provas na íntegra, sem cortes ou edições. Se a prova for um print, inclua toda a conversa ou e-mail. Não deixe nenhum trecho de fora!

Foto: iStock

Processo

Nada de sair compartilhando as provas nas redes sociais. De acordo com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, o processo correto é reunir o material e apresentar no cartório para que seja encaminhado ao Departamento de Polícia Civil titular, para futuras deliberações.

Foto: iStock

Disque 180

Qualquer assédio contra a mulher pode ser denunciado pelo número 180. A denúncia pode ser feita de forma anônima e é importante fornecer a maior quantidade de informações possíveis.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: iStock