Como identificar e denunciar violência contra idosos

Com envelhecimento da população, crimes são cada vez mais constantes

Foto: iStock

Negligência

A violência contra o idoso assume várias formas. A mais frequente é a negligência, quando os responsáveis deixam de oferecer cuidados básicos como alimentação e higiene.

Foto: iStock

Abandono

Uma forma extrema de negligência, o abandono é quando existe omissão do familiar ou responsável na prestação de suporte, em especial os de saúde, evitando o acompanhamento médico e tratamentos, por exemplo.

Foto: iStock

Formas de violência

A violência física é quando se utiliza a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam. É uma prática de maus tratos, causando ou não lesões visíveis. Para identificar é necessário atenção.

Foto: iStock Siewwy84

Violência sexual

Quando a pessoa idosa, vulnerável ou não, é obrigada a participar de alguma forma em atos sexuais, contra ou alheia à sua vontade. Além de mudanças de comportamento, sangramentos e desconfortos genitais são indício do crime.

Foto: iStock Goodboy Picture Company

Violência psicológica

Também chamada emocional, é um tipo de agressão sem contato físico e pode ser “a mais difícil de se identificar”. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso.

Foto: iStock SilviaJansen

Violência patrimonial

Também chamada financeira ou material, implica na exploração ilegal do idoso, utilizando-se de seus recursos financeiros e patrimoniais sem autorização.

Foto: iStock Prostock-Studio

Estatuto do Idoso

A Lei nº 10.741/2003, alterada pela Lei nº 12.461, de 2011, prevê que os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados às autoridades.

Foto: iStock diego_cervo

Denúncias

Individualmente, as denúncias podem ser feitas em todo o Brasil pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100 e no estado de São Paulo pelo Disque Denúncia 181. Ambos são anônimos.

Foto: Stock fizkes

Delegacias

Em todo o país, Delegacias Especializadas de Proteção ao Idoso recebem denúncias. Na cidade de São Paulo são oito e podem ser consultadas no site da prefeitura.

Foto: iStock KatarzynaBialasiewicz

Terra Nós

Conteúdo de diversidade, feito por gente diversa.

Foto: iStock Yaraslau Saulevich