Como homens podem apoiar mulheres na luta contra a violência?

Essa responsabilidade também é deles

Foto: iStock

Escutar as mulheres

Ouvir os relatos das mulheres sobre situações de violência - e acreditar nelas - reduz o peso da vergonha e da humilhação que muitas vítimas carregam.

Foto: iStock

Não se omitir

Nenhum homem deve se calar ao presenciar um episódio de violência ou ignorar o ocorrido. O ideal é oferecer apoio, perguntando como pode ajudar. Conivência e omissão só servem para multiplicar abusos.

Foto: iStock

Lembre-se: falsas acusações são exceções

As estatísticas a respeito da violência contra a mulher no Brasil não mentem e importam mais do que qualquer caso isolado de acusações mentirosas.

Foto: iStock

"Podia ser minha filha" não é argumento

Tentar se colocar como parte da situação de violência - se imaginando no papel de pai ou parceiro da vítima - é apenas um sentimento de empatia carente de ação prática. Todas as mulheres devem ser respeitadas e ouvidas e ter seus direitos e segurança validados.

Foto: iStock

Combater o machismo no dia a dia

Não basta apenas não compartilhar piadas machistas ou vídeos que expõem mulheres. É necessário pontuar quem enviou ou contou a anedota preconceituosa sobre o erro da atitude, explicando a razão.

Foto: iStock

Entenda que agressor não tem "cara"

Não há um perfil fechado e definido. Até mesmo o sujeito bacana do futebol às quartas ou aquele colega de trabalho exemplar podem cometer atrocidades contra as mulheres. "Ele é meu amigo" não é justificativa para minimizar nada.

Foto: iStock

Educar os meninos para respeitar as mulheres

Combater o machismo e a misoginia é algo que deve começar cedo, de preferência dentro de casa e a partir do exemplo.

Foto: iStock

Para refletir

Por que TODA mulher, se não foi vítima, conhece pelo menos uma mulher que sofreu abuso ou agressão, enquanto dificilmente um homem admite conhecer um abusador ou agressor? A proteção entre os iguais e a desqualificação de violências - como a verbal ou a psicológica - são alguns dos motivos pelas quais essa conta não fecha.

Foto: iStock

Frase de efeito não basta

"Às vezes eu tenho vergonha de ser homem" só serve para constatar um problema estrutural, mas não ajuda a resolvê-lo. É preciso estar atento para as próprias ações no dia a dia.

Foto: iStock

Terra Nós

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock