Como funciona a pensão alimentícia?

Entenda o direito garantido por lei para suprir necessidades básicas da criança

Foto: iStock

O que é

Segundo o Art. 1.694 do Código Civil, a pensão alimentícia decorre das relações familiares e serve para garantir as necessidades básicas dos filhos: alimentação, moradia, vestuário, educação e lazer.

Foto: iStock

Quem paga

A pensão alimentícia pode ser exigida tanto do pai quanto da mãe. Depende de quem fica com a guarda e de quem possui condições de contribuir para o sustento da criança.

Foto: iStock

Quem recebe

O pagamento acontece até que a criança atinja a maioridade (18 anos). Pode continuar caso seja comprovado que o filho ainda tem a necessidade de ser sustentado pelos pais como, por exemplo, se ainda estiver estudando.

Foto: iStock

Não é exclusividade de filhos

O ex-cônjuge também pode ter direito ao recebimento de pensão, desde que comprove que não possui meios de obter seu próprio sustento e que a outra parte tenha condições de pagar.

Foto: iStock

Valor

Sempre é calculado de acordo com as necessidades de quem pede e a possibilidade de que quem paga. O mais comum é que o valor tenha como base os percentuais do salário-mínimo nacional. E deve corresponder, no mínimo, a 10% do salário vigente do requerido.

Foto: iStock

Não é paga só em dinheiro

O responsável pela pensão pode sugerir pagar de outras maneiras, como assumir a mensalidade da escola ou se encarregar do vestuário e necessidades médicas.

Foto: iStock

Consequências de não pagar

O não pagamento da pensão estabelecida por decisão judicial pode levar à prisão de um a três meses, mas sempre há uma negociação prévia. Outros efeitos: penhora de bens e negativação de nome junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Foto: iStock

Não suspende visitação

O pagamento ou não da pensão alimentícia em nada interfere nas visitas e no relacionamento do pai ou da mãe com a criança. Alterações nas visitas exigem um novo processo e uma nova decisão judicial.

Foto: iStock

Cada caso é único

Cada situação possui suas particularidades, por isso é importante buscar auxílio de um profissional.

Foto: iStock

Terra Nós

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: iStock