Como é se descobrir autista já adulto?

Famosos e influenciadores diagnosticados dentro do espectro têm falado publicamente sobre o tema

Foto: Reprodução: Instagram/leticia_sabatella

Letícia Sabatella

A atriz recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) recentemente e falou sobre isso em uma entrevista no podcast "Papagaio Falante".

Foto: Reprodução: Instagram/leticia_sabatella

Entrevista

Em uma conversa que foi ao ar no "Fantástico", contou que desde criança já apresentava comportamentos típicos do transtorno, e que enfrentou rejeição e já foi até rotulada como 'maluca' por outras pessoas.

Foto: Reprodução: Instagram/leticia_sabatella

Diagnóstico

Sobre o diagnóstico afirmou: "A sensação foi libertadora. Estou nesse flerte de buscar a melhor compreensão sem desespero algum em relação a isso. [...] Todo mundo me vê. Sou uma pessoa muito sensível. A hipersensibilidade é uma característica".

Foto: Reprodução: Instagram/leticia_sabatella

Amanda Ramalho

A jornalista e radialista de 36 anos descobriu, em 2022, que faz parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e logo ao receber o diagnóstico compartilhou com o público.

Foto: Reprodução/Facebook/@amandaramalhos

Adulta

"Me entender autista foi um misto de alívio e sofrimento" contou ela em entrevista ao Terra. "Minha vida foi construída de um jeito. Agora é hora de ressignificar tudo e construir uma nova narrativa", completou.

Foto: Milena Leal/Divulgação

Thiago Picchi

“Minha admiração pela Leticia Sabatella só aumentou pela coragem que ela teve de se expor e de fazer gente como eu se sentir menos estranha em vir aqui na própria rede social para falar para o maior número de pessoas que eu tenho esse diagnóstico”, postou o ator compartilhando seu diagnóstico depois que a atriz falou publicamente sobre o dela.

Foto: Reprodução/Instagram/thiagopicchi

Neurodivergência

O ator recebeu o diagnóstico aos 47 anos. “É um peso enorme que sai das minhas costas falar sobre isso abertamente. Que as pessoas me conheçam do jeito que eu sou (...) Sim, eu sou neurodivergente”, completou.

Foto: Reprodução/Instagram/thiagopicchi

Vitor Fadul

"Aos 24 anos decidi procurar ajuda profissional e me submeti a uma série exaustiva de exames e testes, que levaram quase um ano para serem concluídos. Finalmente, recebi o diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA)", contou o cantor.

Foto: Reprodução/Facebook/Vitor Fadul

Sentimento

"Isso representou a virada de chave na minha vida, a ficha que caiu. A partir dali, diversos acontecimentos mal resolvidos do passado fizeram sentido", completou ele em entrevista para revista Veja.

Foto: Reprodução/Instagram

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução/Instagram