Como denunciar LGBTfobia na Copa do Catar?

Organizações LGBTQIA+ prepararam cartilha para torcedores. Confira as indicações

Foto: Estadão Conteúdo

Cartilha

O Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+ e o Observatório da LGBTfobia no Futebol produziram uma cartilha para pessoas que estão na Copa do Mundo do Catar indicando como denunciar casos de LGBTfobia.

Foto: Reprodução Instagram

Monitoramento

A cartilha indica que o Sistema de Monitoramento Antidiscriminação da FIFA registrará a evidência de quaisquer incidentes de canto LGBTfóbico durante as partidas. Quem fica com esse trabalhos são os Observadores Antidiscriminação da organização.

Foto: iStock

Voluntários

"Os Voluntários de Direitos Humanos da FIFA irão trabalhar dentro e no entorno dos locais oficiais do torneio, como estádios e o FIFA Fan Festival. Eles irão interagir diretamente com os torcedores, realizando entrevistas e os auxiliando a fazer reclamações por meio do Mecanismo de Reclamações da FIFA", afirma a publicação.

Foto: iStock

Denúncias

As denúncias podem ser enviadas em qualquer idioma, seja por escrito ou por gravação de mensagem de voz, e é possível fazer upload de provas de apoio, como vídeos, fotos, documentos confidenciais, etc.

Foto: iStock

Canais

As denúncias podem ser feitas pelo telefone +41 43 5510212, pelo e-mail humanrightscomplaint@fifa.org ou pelo site abaixo.

Foto: iStock

O que acontece com a denúncia?

A equipe de Direitos Humanos e Antidiscriminação (HRAD) da FIFA, com a ajuda de um assessor especialista independente, investigará inicialmente a denúncia, para buscar uma resolução em até 72 horas, para casos urgentes ou 5 dias úteis para os menos urgentes.

Foto: iStock

Terra Nós

Conteúdo diverso feito por pessoas diversas.

Foto: Reuters