Cerveja preta e vela amarela: opções de oferendas para 6 orixás
Veja também os lugares ideais para realizar homenagens para cada divindade
Foto: istock/Brunomartinsimagens
Orixás
Orixás são divindades cultuadas nas religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda. O Terra NÓS selecionou seis dos orixás mais conhecidos no Brasil para explicar as oferendas de cada um.
Foto: istock/Grafissimo
Iemanjá
Rainha do mar, a divindade é muito homenageada nas praias no início do ano. Flores brancas, champanhe e objetos de vaidade, como espelho e pente de cabelo, são elementos que fazem parte da oferenda. Como orixá do mar, as suas homenagens acontecem nas águas da praia.
Foto: istock/Gabriel Boieras
Oxum
O melhor lugar para realizar as oferendas é próximo de cachoeiras, já que Oxum é rainha da água doce. Frutas, flores e velas de cor amarela são importantes oferendas para Oxum.
Foto: istock/Mutovin
Xangô
Considerado o orixá dos raios e da justiça, Xangô gosta de receber velas e flores na cor marrom, além de cerveja preta e o Amalá de Xangô, alimento preparado com quiabo. Pedreiras e montanhas são bons lugares para fazer a oferenda.
Foto: istock/Lucas Ninno
Ogum
Velas azuis, brancas ou vermelhas agradam este orixá. Cerveja e vinho licoroso são bebidas que podem fazer parte da oferenda para a divindade conhecida pela coragem. As homenagens devem ser feitas em encruzilhadas, caminhos ou campos.
Foto: istock/Lucas Ninno
Oxóssi
Conhecido por portar arco e flecha, o orixá Oxóssi é uma divindade das matas, portanto o melhor ambiente para realizar as oferendas é em matas ou bosques. Cerveja clara, licor de caju e flores do campo são itens que podem ser oferecidos ao orixá.
Foto: istock/Elena Vilkova
Oxalá
A divindade cultuada na Umbanda e no Candomblé é homenageada através de oferendas com frutas, coco verde, velas brancas, frutas e egbó, nome na língua iorubá que significa canjica branca. Bosques, jardins e praias são ótimas opções de ambientes para homenagear o orixá.
Foto: istock/Thales Antonio
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: istock