Blackface e Transfake: famosos que se arrependeram de papéis

Saiba quem não repetiria ou recusou obras por questões identitárias

Foto: Divulgação

Fernanda Torres

Cena antiga exibida há quase 20 anos, em um quadro de humor do Fantástico, rascendeu o debate nas redes socais sobre o tema. Indicada ao Oscar de melhor atriz pela atuação em “Ainda Estou Aqui”, Fernanda Torres se desculpou por ter feito blackface: “Sinto muito por isso”.

Foto: Estadão Conteúdo

Eddie Redmayne

Em entrevista ao "Times", o ator afirmou sobre seu papel em "A Garota Dinamarquesa" (2015), no qual interpreta uma mulher trans: "Eu fiz o filme com a melhor das intenções, mas acho que foi um erro".

Foto: Divulgação

Taís Araujo

A atriz desistiu de interpretar a cientista Joana D'Arc Félix nos cinemas por não ser tão retinta quanto a biografada. A decisão se deu porque pessoas negras de pele mais clara e traços finos têm, em geral, mais oportunidades.

Foto: Mais Goiás

Fabiana Cozza

A cantora e atriz também desistiu de um papel pelo tom de pele; no caso, o da sambista Dona Ivone Lara no musical que contou a sua vida. A biografada tinha escolhido especificamente Fabiana para o papel.

Foto: Estadão Conteúdo

Anne Hathaway

"Eu aprendi recentemente que muitas pessoas com alterações de membros, principalmente crianças, então sofrendo por conta da representação de minha personagem em 'Convenção das Bruxas'", declarou a atriz ao se desculpar pelo remake de 2020.

Foto: Famosidades

Jake Gyllenhaal

O ator declarou, dez anos depois, ter se arrependido de protagonizar "Príncipe da Pérsia" (2010), no qual representou um jovem de ascendência iraniana.

Foto: Guia da Semana

Halle Berry

Em 2020 a atriz declinou da interpretação de um homem trans em um longa após sofrer críticas. Halle, inclusive, mostrou total desconhecimento sobre questões de gênero ao dizer que interpretaria "uma mulher trans".

Foto: Pipoca Moderna

Viola Davis

A atriz diz ter se arrependido do papel em "Histórias Cruzadas" (2011) pelo fato de ser a narrativa de uma pessoa branca contando a história de pessoas negras, assim como as salvando.

Foto: SpinOff

Adam Lambert

O cantor recusou o papel de protagonista no ramake de “The Rocky Horror Picture Show” (2016) tendo em vista que a personagem era uma mulher trans. A atriz Laverne Cox foi então escalada.

Foto: Estadão Conteúdo

Zoë Saldaña

A atriz se arrependeu não só de ter interpretado Nina Simone em sua cinebiografia de 2016, como por ter usado uma maquiagem mais escura para aparentar o mesmo tom de pele da cantora.

Foto: Pipoca Moderna

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Pipoca Moderna