BBB: relembre os principais momentos de luta antirracista

Edições recentes do programa foram palco de debates importantes

Foto: AGNews

BBB 23

A edição do ano passado foi a primeira com mais participantes negros do que brancos, fazendo com que a pauta racial fosse mais discutida e encarada.

Foto: Pipoca Moderna

Fred Nicácio

Um dos destaques foi o médico e apresentador que, ao longo do programa, fez vários discursos didáticos e empoderados, levando ao público conceitos como "pacto da branquitude"

Foto: Reprodução/TVGlobo

Intolerância e racismo religioso

Ao sofrer ataque por sua fé, o Ifá, Fred não só acionou a justiça ao sair do programa como aceitou retornar para a repescagem a fim de confrontar os responsáveis pelos comentários racistas.

Foto: AgNews

Sarah Aline

Ao ser eliminada, a psicóloga, que também abordou as questões raciais de forma muito potente, citou a grande ativista Angela Davis.

Foto: Reprodução/ Instagram

Ancestralidade

Em um dos momentos mais bonitos da edição, várias sisters e brothers ajudaram Tina a tirar as tranças em um momento de afeto e celebração de ancestralidade.

Foto: Reprodução Globoplay

Paula

Na mesma edição, a sister passou por um momento bonito de descoberta da própria negritude a partir dos debates dentro da casa.

Foto: Pipoca Moderna

BBB 21

"Black power não é um penteado, é um símbolo de luta", discursou Tiago Leifert após João Pedrosa sofrer racismo de Rodolffo.

Foto: Instagram / @joaolpedrosa

BBB20

Em uma edição histórica, o programa contou com Babu e seu inseparável pente. Em conversa com Rafa Kalimann, explicou: “Quando você pega o pente e abre o black, é a coroa. O pente é a libertação”.

Foto: Reprodução/Rede Globo

Vencedora

Foi também na edição 20 que Thelminha saiu vencedora, depois de uma trajetória de muito afeto e empoderamento.

Foto: Reprodução/ Instagram @thelminha

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Globo/Paulo Belote