5 frases capacitistas sobre autismo para tirar do vocabulário

São frases que reforçam preconceitos e ofendem pessoas autistas

Foto: Mais Goiás

1."Nem parece autista"

Infelizmente, é uma frase dita a muitos mães e pais com filhos autistas. Mas ela é equivocada. Autismo é um espectro e pode se manifestar de diferentes formas, não existe característica física ligada ao diagnóstico.

Foto: Porto Alegre 24 horas

2."Você é mais inteligente do que os outros?"

Crer que todos os autistas possuem capacidades extraordinárias, como habilidades para cálculos complexo e outros, cria uma pressão social desnecessária.

Foto: Michal Parzuchowski/Pixabay

3."Nossa, você está muito autista"

Erroneamente, usa-se essa frase para dizer que alguém está distraído ou isolado, porém isso fere as pessoas que têm o diagnóstico, utilizando dele para formar uma frase com conotação pejorativa. É preciso tirar imediatamente essa expressão do seu vocabulário.

Foto: CartaCapital

4. "Você é retardado?"

A palavra "retardado" ou a expressão "retardo mental" é uma forma extremamente pejorativa de se referir a pessoas com deficiências intelectuais, sendo uma ofensa pois tem um tom negativo. Portanto, não use mais essa expressão começando nesse momento.

Foto: Freepik

5."Você é tão esperto, nem parece que tem autismo"

Avaliar a capacidade cognitiva de uma pessoa por ela ser autista é indelicado e reforça preconceitos, principalmente porque o diagnóstico não se limita a esta questão.

Foto: Canaltech

Acompanhe o Terra Nós e leia mais histórias sobre pessoas com autismo!

DJ autista fala sobre diagnóstico aos 21 anos: “Foi um alívio conseguir entender e me adaptar".

Foto: Porto Alegre 24 horas