7 atitudes no trabalho que também são violências contra a mulher

Nem sempre elas são percebidas, mas podem constranger e causar prejuízos psicológicos

Foto: iStock

Assédio virtual

O assédio virtual é a violência psicológica e moral praticada online, por meio de redes sociais, por exemplo. Em alguns casos, ocorre até uma exposição da vida íntima da profissional.

Foto: iStock

Mulher contra mulher

O assediador pode abordar várias mulheres ao mesmo tempo no trabalho, usando de manipulação para que elas não se comuniquem sobre o que está acontecendo e se tornem rivais entre si, o que enfraquece as denúncias.

Foto: iStock

Não tem graça

Piadas pejorativas sobre sexualidade feminina, mostrar fotos de mulheres nuas e fazer brincadeiras tipicamente sexistas podem constranger e ofender a mulher no ambiente de trabalho.

Foto: iStock

Explica-tudo

Quando o homem tem o hábito de explicar a uma mulher fatos óbvios, como se ela não fosse capaz de entender sozinha, ele está fazendo o que se chama de mansplaining, termo que vem da união das palavras man (homem) e explaining (explicando). Isso a desvaloriza na frente dos colegas de trabalho.

Foto: iStock

Interrompidas

O termo manterrupting - junção das palavras man (homem) e interrupting (interrupção) - define o comportamento machista em que um ou mais homens interrompem a fala de uma mulher, impedindo que ela conclua um raciocínio.

Foto: iStock

Ladrão de ideias

Também conhecido por bropriating - brother (irmão) + apropriating (apropriação), a expressão representa o homem que reproduz a ideia de uma mulher e leva o crédito no lugar dela.

Foto: iStock

Gaslighting

O termo faz referência a uma peça de teatro e também a um filme em que um homem, para ficar com a fortuna de sua esposa, distorcia as situações para fazê-la acreditar que estava louca. É um tipo de abuso psicológico, e, no ambiente de trabalho, manifesta-se especialmente nos casos de assédio moral e sexual.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock