NÓS, autistas

Websérie jornalística de Terra NÓS trouxe histórias de pessoas para desmistificar o autismo

Foto: Reprodução

Apesar de desconfiar desde os 20, Tatiana só teve a certeza de ser uma pessoa com autismo aos 43 anos. “Da mesma maneira que a gente tem narizes diferentes e cabelos diferentes, também temos cérebros diferentes".

Foto: Reprodução

Amanda conta que o grande desafio é o acesso à educação. "Eu não conheço nenhuma mãe de criança com deficiência que não teve seu filho rejeitado na escola".

Foto: Reprodução

Amanda Ribeiro é mãe do Arthur, de 6 anos, que é autista. O garotinho foi diagnosticado dentro do Transtorno do Espectro Austista (TEA) próximos aos dois anos e desde então a vida da mão se transformou.
Foi a partir do diagnóstico do filho como austista, que Luciana Viegas se entendeu, tardiamente, com a mesma condição. Ela se via nos comportamentos dele. "O Luiz era um reflexo do que eu era na infância".

Foto: Reprodução

No entanto, como mulher negra, Luciana também esbarrou com o racismo estrutural: "Autismo no Brasil tem raça. gênero e classe. São homens brancos, em sua maior parte, ricos'.
A criadora de conteúdo Tatiana Vieira contou com uma ajudinha das redes sociais para entender e descobrir seu diagnóstico.

Foto: Reprodução