As mulheres que mudaram a história da TV Brasileira
Em frente às câmeras ou atrás delas, essas mulheres abriram caminhos nas suas áreas
Foto: Reprodução Facebook
Taís Araújo
A atriz foi a primeira protagonista negra de novela em "Xica da Silva" (TV Manchete), em 1996, e a primeira protagonista negra global em "Da Cor do Pecado", em 2004. É também um nome central na luta antirracista na TV.
Foto: Reprodução Facebook
Denise Saraceni
Ela foi a primeira mulher diretora de núcleo da Rede Globo em 2001. Grande parte das mulheres que atuam em cargos técnicos na emissora apontam Denise como responsável.
Foto: Reprodução Facebook
Hebe Camargo
A rainha da televisão brasileira foi a primeira mulher a apresentar um talk show: "O Mundo é das Mulheres", em 1955. Ela mudou a forma de se fazer entrevistas com sua espontaneidade e humor.
Foto: Wikicommons
Marluce Dias
Foi a primeira e, até hoje, única mulher diretora geral da Rede Globo, cargo que assumiu em 1998 e ficou até 2002. Foi responsável pela implementação do Programa de Gestão Participativa da emissora.
Foto: Renato Rocha Miranda/Globo
Ruth de Souza
Uma das atrizes mais importantes do Brasil, foi a primeira mulher negra com papel de destaque em "A Cabana do Pai Tomás", em 1969. Foi um nome importante na luta por mais artistas negros na televisão e no teatro.
Foto: WikiCommons
Xuxa
A apresentadora revolucionou a indústria da televisão e da música e nunca antes - ou depois dela - uma artista teve tanto sucesso com o público infantil. Foi a primeira artista brasileira a entrar na lista da Forbes de mais bem sucedida.
Foto: Pipoca Moderna
Janete Clair
Janete foi a autora que mudou a teledramaturgia e estabeleceu o formato de novelas que vemos hoje. Antes dela, o padrão eram as chamadas novelas "Capa Espada", com tramas de realezas.
Foto: RD1
Marília Gabriela
A apresentadora foi responsável por apresentar o revolucionário "TV Mulher", que abordava questões femininas para muito além da cozinha.
Foto: Estadão Conteúdo
Ivani Ribeiro
Considerada por muito uma das maiores autoras de telenovela, foi responsável por tramas que ganharam muitas versões como "Mulheres de Areia" e "A Viagem".
Foto: Wikicommons
Lillian Witte Fibe
A jornalista foi a primeira mulher a se sentar na bancada do Jornal Nacional em 1996, além de ter sido também editora-chefe do Jornal da Globo.
Foto: Memória Globo
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução/Instagram