As mulheres inesquecíveis de Avenida Brasil
Novela de 2012 deixou saudades com personagens marcantes e empoderadas
Foto: Divulgação/TV Globo
Carminha
Adriana Esteves fez da personagem uma das vilãs mais icônicas da TV, com suas tiradas fortes que viraram memes. Independentemente de ser dissimulada e ambiciosa, ela era empoderada e representava a libertação de padrões opressores patriarcais.
Foto: Divulgação/TV Globo
Nina
Na trama exibida há dez anos Rita (Débora Falabella) é abandonada no lixão pela madrasta Carminha e seu amante, que planejaram a morte de seu pai. Após ser adotada por um rico casal argentino, estuda, torna-se chef e volta como Nina para se vingar.
Foto: Divulgação/TV Globo
Mãe Lucinda
Como tantas mulheres no Brasil, a personagem de Vera Holtz é uma mulher humilde, que trabalha para sustentar a casa, mas, mesmo com dificuldades, acolhe crianças no lixão para cuidar como se fossem seus próprios filhos.
Foto: Divulgação/TV Globo
Zezé
Cacau Protásio arrasou como a empregada fofoqueira da família Tufão, com cenas engraçadas, como a que canta e dança “Eu quero ver tu me chamar de amendoim”. Porém, mais uma vez, o papel de doméstica foi interpretado por uma atriz negra.
Foto: Divulgação/TV Globo
Muricy
A personagem de Eliane Giardini invertia os papéis, ora sendo esposa, ora amante. Ela é casada com Leleco (Marcos Caruso), de quem se separa, e tem um affair com Adauto (Juliano Cazarré), mas acaba traindo o amante com o próprio marido. Sua trama também toca na questão do etarismo, já que Adauto é bem mais novo do que ela.
Foto: Divulgação/TV Globo
Monalisa
O empoderamento feminino está presente na personagem de Heloísa Périssé, uma empresária do subúrbio do Rio de Janeiro, que administra seu salão de beleza, faz questão de ser independente financeiramente e cuida sozinha do filho adotivo.
Foto: Divulgação/TV Globo
Olenka
O papel da cabeleireira geniosa foi a estreia da atriz Fabíula Nascimento em novelas. Braço direito de Monalisa no salão de beleza, ela encarna uma mulher exuberante, sem medo de nada e que defende com coragem os seus ideais, assim como boa parte das mulheres brasileiras.
Foto: Divulgação/TV Globo
Tessália
A atriz Débora Nascimento encontrou semelhanças com a personagem que interpretou na novela. Ambas tímidas, vindas do interior, encontraram amigos que a ajudaram a encarar os desafios do “novo mundo”, e as levaram a amadurecer e brilhar.
Foto: Divulgação/TV Globo
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Divulgação/TV Globo