As maiores mentiras sobre as religiões de matriz africana

"Exu é coisa do diabo" e "eles só podem usar branco" são algumas delas

Foto: iStock/Nikada

"Exu é coisa do diabo"

Exu é um guardião da comunicação nas religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, onde não existe a figura do diabo e nem a dualidade entre bem e mal.

Foto: Divulgação/Riotur

"Terreiro não é lugar de criança"

Não só é lugar de criança, como muitas casas de religião de matriz africana acabam sendo espaços de acolhimento social para as crianças e suas famílias, além de serem um ponto de conhecimento da cultura tradicional do Brasil.

Foto: Reprodução/Facebook/criancasdeterreiros

"Eles só podem usar branco"

Na verdade, a roupa branca é usada, em geral, às sextas-feiras em homenagem à Oxalá para pedir paz e agradecer as bênçãos da semana. Entretanto, a cor não é obrigatória.

Foto: iStock/filipefrazao

"Macumba é sempre para o mal de alguém"

As ofertas ou despachos, comumente chamados de macumba, são gestos de gratidão e comunhão com os orixás, por isso o julgamento pejorativo que a expressão carrega nessa frase é extremamente desrespeitoso.

Foto: iStock/Thales Antonio

"Tem que fugir da encruzilhada"

As encruzilhadas, onde as ruas formam uma cruz, representam a passagem entre dois mundos, por isso as ofertas acontecem no local e não para fazer mal para quem vive próximo.

Foto: iStock/Asia-Pacific Images Studio

"Parece que está com a Pombagira no corpo"

Termo erroneamente usado para se referir a pessoas fora de si, pombagira é uma entidade do Candomblé que faz trabalhos espirituais e uma grande conselheira.

Foto: Estadão Conteúdo

"Eles são cruéis com animais"

O próprio Superior Tribunal Federal já declarou que é constitucional o sacrifício ritual de animais em cultos de matriz africana. Vale lembrar que os bichos são abatidos para alimentação e todas as suas partes são utilizadas.

Foto: iStock/Global_Pics

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: iStock/filipefrazao