Aquileano, sáfica e julietiana : entenda os termos juvélicos

Nomes são usados para definir atração baseada em gênero

Foto: istock/carlesmiro

LGBTQIA+

A sigla LGBTQIA+ é usada para se referir aos diversos grupos por suas orientações sexuais e afetivas, identidade de gênero e expressão de gênero. Ou seja, é uma sigla bastante ampla e se refere a vários aspectos da sexualidade.

Foto: iStock

Termos juvélicos

Por isso um grupo de pessoas tem utilizado os chamados termos juvélicos para se referir exclusivamente a atrações definidas por gênero.

Foto: iStock

Substituição?

Isso não significa que termos como gay e lésbica vão deixar de existir, mas, na verdade, terão um significado mais amplo. A seguir, explicamos o termo sáfica e tudo vai fazer mais sentido.

Foto: iStock

Sáficas

Uma mulher pode ser, entre muitas coisas, lésbica, bissexual ou pansexual e o termo sáfica engloba tudo isso. Ou seja, sáfica é uma mulher que sente atração por outras mulheres, exclusivamente ou não.

Foto: iStock

Aquileano

Já aquileano é o homem que sente atração por homens, exclusivamente ou não.

Foto: iStok

Julietiana

É a mulher capaz de sentir atração por homens, exclusivamente ou não. O nome tem origem no clássico Romeu e Julieta.

Foto: iStock/Global_Pics

Romérico

Também baseado na obra do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare, refere-se ao homem capaz de sentir atração por mulheres, exclusivamente ou não.

Foto: iStock/Rossella De Berti

Em construção

Vale lembrar que os termos, que chegam a mais de 40, não são amplamente usados pela comunidade, estando mais restrito a espaços acadêmicos e fóruns e ambientes virtuais com público mais jovem.

Foto: iStock/Hispanolistic

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: iStock