Invenção do absorvente e outras contribuições femininas que mudaram o mundo

Mulheres foram cruciais no desenvolvimento de vacina, Wi-Fi e GPS; veja mais

Foto: Reprodução: Adrian Cadiz/Wikicommons

Absorvente

Mary Beatrice Kenner criou o absorvente que, na época, consistia em um cinto ajustável para os panos usados pelas mulheres durante o ciclo menstrual. Ela patenteou a invenção em 1956, mas nunca recebeu lucros. A criação se tornou de domínio público após a expiração da patente.

Foto: Reprodução/Wikipédia

Vacina da varíola

Mary Wortley Montagu definiu as bases para a descoberta da vacina da varíola através dos seus experimentos de inoculação, prática de colocar o vírus em alguém propositalmente.

Foto: Reprodução: Charles Jervas/Wikicommons

Wi-Fi

A atriz e inventora Hedy Lamarr desenvolveu, para os Estados Unidos, um sistema de salto em frequência para despistar radares nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, ele serviu de base para tecnologias como o Wi-Fi.

Foto: Reprodução/Wikipédia

Tratamento de doenças

A bioquímica Gertrude B. Elion atuou no desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de leucemia, malária, AIDS e outras doenças, ajudando a suavizar os sintomas. Ela desenvolveu o aciclovir, remédio antiviral usado no tratamento de herpes.

Foto: Reprodução/Wikipédia

Sistema de segurança

Marie Van Brittan Brown chegava do trabalho tarde da noite e temia pela segurança de sua casa. Ao lado do marido, ela criou um sistema de segurança de casas com câmera, microfone e um controle remoto que tinha a opção de enviar um alarme para a polícia.

Foto: Reprodução/Wikicommons

GPS

Gladys West, matemática e programadora aposentada, contribuiu para o desenvolvimento do GPS. Ela foi uma das únicas mulheres negras a trabalhar no Laboratório de Armamentos Navais dos EUA, onde coletava dados de satélites em órbita.

Foto: Reprodução: Adrian Cadiz/Wikipédia

Produtos capilares

Filha de escravizados, Madam C. J. Walker criou produtos de cabelo especializados para mulheres negras, que ajudavam no crescimento e no fortalecimento dos fios. Ela é considerada a primeira mulher negra milionária dos Estados Unidos.

Foto: Reprodução: Scurlock Studio/Wikicommons

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Reprodução: U.S. Navy/Wikicommons