9 indígenas além das aldeias

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, conheça figuras que representam a luta dessas populações

Foto: Wikimedia Commons

Longe dos estereótipos

Ser indígena está ligado às questões socioculturais e étnico-raciais. Ao contrário do prega o imaginário popular, nem todos os indígenas vivem isolados ou em aldeias distantes.

Foto: Reprodução Twitter

Katu Mirim

Nascida na periferia de São Paulo. Katu é, como aponta seu Instagram, indígena, sapatão, rapper, ARtista, creator e escritora. Um dos nomes fundamentais na cena musical brasileira atualmente.

Foto: Reprodução Instagram

Uýra

Artista Indígena Contemporânea, Uýra, ou A Árvore que Anda, é bióloga e educadora. Já estampou a capa da "Vogue Brasil" e ganhou em 2022 o Prêmio PIPA, um dos mais importantes do país, no campo das artes.

Foto: Pipoca Moderna

Davi Kopenawa

É escritor, xamã e líder político Yanomami. Atualmente, é presidente da Hutukara Associação Yanomami. Seu livro "A Queda do Céu" é considerado um dos grandes tratados indígenas do país.

Foto: Pedro J Márquez/Gullane e Buriti Filmes

Sandra Benites

Mãe, pesquisadora e ativista Guarani. Atua como antropóloga, curadora de arte e educadora. Foi a primeira curadora indígena do MASP e se demitiu após a instituição negar a presença de fotos do MST em uma exposição.

Foto: Divulgação Itaú Cultural

Ailton Krenak

Uma das mais importantes lideranças indígenas, Krenak é ambientalista, filósofo, poeta e escritor. Um dos momentos mais emblemáticos foi seu protesto no Congresso em 1988 durante a construção da Constituição.

Foto: Wikimedia Commons

Hushahu Yawanawá

Primeira pajé e líder espiritual de sua etnia, Hushahu rompeu a ideia de que apenas homens poderiam participar de determinados rituais. Hoje luta pelas questões de equidade de gênero nas comunidades indígenas.

Foto: Creative Commons

Patrícia Ferreira Pará Yxapy

Formada pelo projeto Vídeo nas Aldeias (VnA), em 2007, Patrícia cofundou o Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema. Premiada. já passou por grande festivais como American Native Film Festival e FINCAR.

Foto: Reprodução Youtube

Sonia Guajajara

Candidata à Deputada Federeal por São Paulo, Sônia é formada em Letras e em Enfermagem e especialista em Educação especial pela Universidade Estadual do Maranhão. Em 2015 recebeu a Ordem do Mérito Cultural.

Foto: Reprodução Apib

Regis Myrupu

Estreou como ator aos 37 anos com o longa "A Febre", de 2019, e alcançou fama no cenário cinematográfico mundial, sendo premiado no Festival de Locarno 2019. Recebeu ainda o prêmio de Melhor Revelação Masculina no 26º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro.

Foto: Reprodução Instagram

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Acervo pessoal