9 filmes e séries que mostram o lado B da maternidade

Depressão pós-parto e solidão materna estão entre os temas sensíveis

Foto: Reprodução/Netflix

Gravidez precoce

Com Drew Barrymore à frente do elenco, “Os Garotos da Minha Vida” (2001) foi inspirado na vida da escritora Beverly Ann Donofrio, que teve de adiar todos os planos ao engravidar e se casar na adolescência e precisou se virar com o filho sem a presença paterna. Disponível na Apple TV.

Foto: Reprodução

Fim da licença-maternidade

A série canadense "Supermães" (Netflix) conta a rotina de mulheres que precisam voltar ao trabalho depois do fim da licença-maternidade. De forma cômica, os episódios tratam da readaptação da mulher ao trabalho e as mudanças na vida do casal.

Foto: Reprodução

Maternidade solo

Dirigido por Pedro Almodóvar, “Mães Paralelas” (2021) traz duas mães solo - uma madura e uma adolescente - que se conhecem na maternidade. O longa também fala do passado político da Espanha, cuja Guerra Civil fez com que milhares de mulheres cuidassem da família sozinhas. Na Netflix.

Foto: Reprodução

Rito de passagem

As dores e delícias da relação entre mãe e filha, da infância ao início da vida adulta, dão o tom à comédia "Fala Sério, Mãe!" (2017) com Ingrid Guimarães e Larissa Manoela em uma dobradinha emocionante. No Globoplay.

Foto: Reprodução

Sobrecarga e rede apoio

"Tully" (2018), da HBO Max, traz Charlize Theron no papel de Marlo. Mãe de três filhos, sendo um recém-nascido, ela vive exausta e está à beira de uma depressão pós-parto quando recebe a ajuda de uma babá que lhe ensina o sentido da palavra sororidade.

Foto: Reprodução

Dilemas da amamentação

Com uma proposta parecida à de "Supermães", a série australiana "Turma do Peito" se concentra nas dores e delícias de um grupo de mães recentes, principalmente no que diz respeito ao ato de amamentar e aos cuidados com recém-nascidos. Na Netflix.

Foto: Reprodução

Instinto de sobrevivência

"Maid" (2021) trata da luta de uma mãe para se livrar de um relacionamento abusivo, conquistar a independência financeira e conseguir suprir as necessidades básicas da filha pequena. Disponível na Netflix.

Foto: Reprodução

Culpa materna

Memórias dolorosas e de prazer envolvendo arrependimentos e escolhas marcam a viagem de férias da professora Leda (Olivia Colman) numa cidadezinha italiana em "A Filha Perdida" (2021). O filme da Netflix foi baseado no romance de Elena Ferrante.

Foto: Reprodução

Relação delicada

Disponível para aluguel no Amazon Prime Video, "Laços de Ternura" (1984) é um clássico que mergulha fundo nos conflitos entre mãe e filha - interpretadas por Shirley MacLaine e Debra Winger - e que atravessam décadas.

Foto: Reprodução

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução/Netflix