9 famosos que realmente apoiam os indígenas
Christiane Torloni e Maria Gadú estão na lista
Foto: Reprodução/Instagram/@christorloni
Maria Gadú
Descendente dos povos originários do Rio Negro e amiga da ministra Sonia Guajajara, a cantora sempre foi ativista. Na pandemia, morou vários meses na Amazônia e doou cilindros de oxigênio para ajudar os indígenas nos momentos mais críticos.
Foto: Reprodução/Instagram/@mariagadu
Alok
Em maio deste ano, o DJ foi homenageado em Cannes por seu comprometimento com os direitos e a cultura dos povos originários no Brasil. Alok valoriza sonoridades e rituais dos indígenas em seu trabalho e já fez um show na ONU ao lado deles.
Foto: Reprodução/Instagram/@alok
Christiane Torloni
É um dos nomes por trás do documentário "Amazônia, o Despertar da Florestania" (Globoplay), de 2018. No programa, dirigido e roteirizado por ela, indígenas e especialistas falam como a questão ambiental tem sido tratada no Brasil desde o início do século 20.
Foto: Reprodução/Instagram/@christorloni
Gisele Bündchen
Através da iniciativa Viva a Vida, plataforma criada por ela para comemorar seus 40 anos, a top model conseguiu viabilizar financeiramente o plantio de mais 250 mil árvores na Amazônia.
Foto: Reprodução/Instagram/@gisele
Sting
O músico inglês e o Cacique Raoni são amigos desde 1987, quando Sting fez um show no Parque Indígena do Xingu. Juntos, saíram em turnê em 1989 para divulgar as causas dos povos originários. Sting e sua esposa, Trudie Styler, fundaram a ONG Rainforest Foundation para apoiar projetos de Raoni.
Foto: Reprodução/Instagram/@trudiestyler
Wagner Moura
Conhecido pelo seu ativismo nas mais diferentes causas sociais, o ator participou do vídeo da ONG Ação Cidadania "SOS Yanomami" para pedir atenção e ajuda para combater a crise humanitária desse povo que ganhou repercussão no início de 2023.
Foto: Wikimedia Commons
Leonardo DiCaprio
A ONG Re:wild, fundada pelo ator, doou 200 milhões de dólares para a proteção da Amazônia este ano. DiCaprio também se disse "honrado" em conhecer pessoalmente a ministra Sonia Guajajara, cujo trabalho já admirava.
Foto: Reprodução/Instagram/@leonardodicaprio
Daniela Mercury
Em junho, a cantora participou de um vídeo ao lado de indígenas, ativistas e outros artistas se manifestando contra o marco temporal. Daniela integra a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns.
Foto: Wikimedia Commons
Marcos Palmeira
Ativista da defesa socioambiental da Mata Atlântica à Amazônia, o ator se tornou ambientalista após uma série de aprendizados com os indígenas - inclusive morando e trabalhando com eles - na década de 1980.
Foto: Reprodução/Instagram/@marcospalmeiraoficial
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Reprodução/Instagram/@mariagadu