9 dicas de literatura negra para crianças

Conheça contos, romances e narrativas que combatem o racismo e enaltecem a cultura negra

Foto: Istock

Amoras

Em seu primeiro livro infantil, Emicida apresenta referências à cultura e à resistência negra, abordando questões de representatividade e negritude para as crianças.

Foto: Divulgação

Com Qual Penteado eu Vou?

O livro com texto rico e didático de Kiusam de Oliveira é fundamental para pautar a diversidade e a beleza que existe em cada criança.

Foto: Divulgação

Da Cor que Eu Sou

Obra que celebra a diversidade e é ideal para ensinar as crianças a enxergar os outros como eles realmente são, com todo amor, respeito e admiração.

Foto: Divulgação

A Menina dos Cabelos de Algodão

O livro da baiana Wynne Carvalho conta a história de Dada, uma menina pretinha que adora usar o seu cabelo crespo solto em um lindo black power.

Foto: Divulgação

Pequeno Príncipe Preto

O livro de Rodrigo França conta a história de um menino que vive em um planeta minúsculo e viaja por outros espalhando lições de amor, empatia e respeito.

Foto: Divulgação

Bucala

O livro narra a história de Bucala, a pequena princesa do Quilombo do Cabul. A personagem tem o cabelo crespo em formato de coroa de rainha e ainda possui poderes que protegem o quilombo.

Foto: Divulgação

Meu Crespo é de Rainha

O livro de Bell Hooks foi originalmente publicado em 1999 em forma de poema rimado e ilustrado. A história enaltece a beleza dos fenótipos negros, exaltando penteados e texturas afro.

Foto: Divulgação

Heroínas Negras

Em formato de cordel, a obra resgata e celebra a memória de 15 mulheres negras que marcaram a História, lutando por seus direitos e reivindicando seu espaço na política e nas artes.

Foto: Divulgação

Cabelo Ruim? Que Mal Ele te Fez?

O conto é resultado das experiências de racismo vividas pela autora, Kátia Maria, e por várias meninas negras. O objetivo da obra é colaborar na efetivação de políticas antirracistas, promovendo o empoderamento e a autoaceitação.

Foto: Reprodução - Twitter

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Istock