Gloria Maria: a 1ª repórter negra da TV brasileira

Pioneira, ela foi também a primeira a acionar lei anti-racismo no Brasil, esteve em mais de 150 países e entrevistou celebridades como Michael Jackson

Foto: Reprodução/Instagram

Tristeza

A jornalista Gloria Maria morreu no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (02). A causa da morte não foi informada. “É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria”, informou a TV Globo, em nota.

Foto: Reprodução/Instagram

Pioneira

Gloria Maria foi a primeira repórter negra da TV brasileira e estreou em 1971, com uma reportagem sobre a queda de um viaduto no Rio.

Foto: Reprodução

Ao vivo

Ela também foi a primeira repórter a fazer um link ao vivo, em 1976, para falar do trânsito no Jornal Nacional.

Foto: Reprodução

Infância

Gloria contou que, quando pequena, queria ser branca. "Eu me perguntava porque eu era negra. Se era pra sofrer aquilo tudo, por que eu não vim branca como as outras pessoas?", revelou à Marília Gabriela no revival do TV Mulher em 2016.

Foto: Reprodução

Reportagens

Gloria viajou tanto a trabalho que perdeu a conta de para quantos países foi. Ela estima que sejam uns 156. Na viagem à Jamaica, fumou com rastafaris e virou meme.

Foto: Reprodução

Exclusiva

Ela foi a única repórter a falar com Michael Jackson na gravação de “They Don’t Care About Us” no Brasil. Depois da entrevista, eles ficaram sentados no chão de um barraco no Morro Dona Marta.

Foto: Reprodução/Globo

Liberada

Nos anos 80, Gloria pegava praia de topless, jogava frescobol de fio dental com o Cazuza e ia trabalhar de bicicleta. “Hoje eu acho que encaretou muito”, ela reclamou em uma entrevista em 2016.

Foto: Reprodução

Emprego "normal"

A jornalista já teve um emprego "normal". Enquanto estudava Jornalismo na PUC-Rio, Gloria trabalhava como telefonista na Embratel.

Foto: Reprodução

Racismo

Ela foi a primeira pessoa no Brasil a usar a lei Afonso Arinos, que qualificava o racismo como contravenção, depois que um gerente a impediu de entrar pela porta da frente de um hotel nos anos 70.

Foto: Reprodução/TV Cultura

Luto

A jornalista era mãe de Maria, de 15 anos, e Laura, de 14. Na última foto que a jornalista postou das filhas no Instagram declarou: "Minhas vidas. Meus amores".

Foto: Reprodução/Instagram

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Reprodução