8 frases que revelam que você está sendo capacitista

Ofensivas, elas inferiorizam a pessoa com deficiência e reforçam preconceitos

Foto: iStock/FG Trade Latin

“Você é retardado?”

Frase muito usada quando alguém comete um erro ou para ofender. A palavra “retardado” é usada de forma pejorativa para se referir a pessoas com deficiência intelectual.

Foto: iStock/AaronAmat

“Está surdo/cego?”

A frase é capacitista porque associa a falta de atenção à deficiência visual e auditiva, como se a pessoa precisasse ver ou ouvir para prestar atenção em algo.

Foto: iStock/AaronAmat

“Você não parece ser autista”

O autismo é um transtorno de desenvolvimento neurológico. Dizer que uma pessoa não parece ser autista é como dizer que o autismo é algo ruim que pode ser determinado pela aparência ou pelo comportamento, que seria considerado fora de um padrão aceitável.

Foto: iStock/SDI Productions

“Apesar de ser PcD, você…”

Seja qual for a comparação, essa colocação é capacitista porque afirma que uma pessoa com deficiência não conseguiria ser ou fazer algo por causa da sua deficiência.

Foto: iStock/AnnaStills

“Um exemplo de superação”

Tratar pessoas com deficiência como exemplos de superação é colocar somente nas conta delas o enorme trabalho pela adaptação, além de glorificar um papel desconfortável. PcDs não deveriam "superar" os obstáculos e, sim, a sociedade se adaptar para que elas tivessem condições de vivenciar sua rotina como qualquer outra pessoa.

Foto: iStock/Goran13

“Como você faz as coisas?”

Pessoas com deficiência conseguem fazer coisas que as outras pessoas também fazem. Às vezes, é preciso ter algumas adaptações, mas nem sempre a deficiência é um impedimento para se realizar algo.

Foto: iStock/FG Trade

“E eu aqui reclamando da vida”

Falar isso para uma pessoa com deficiência faz parecer que ela tem uma vida pior do que outras pessoas apenas por ser PcD, como se fosse um “castigo”, quando ter deficiência não impede a pessoa de viver.

Foto: iStock/FG Trade Latin

“Dar uma de João sem braço”

A frase reforça um preconceito contra pessoas com deficiência física e associa a deficiência ao comportamento da pessoa, como se não ter um braço fizesse alguém ser ser preguiçoso.

Foto: iStock/Anna Stills

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/FG Trade